sábado, 18 de dezembro de 2010

REMÉDIOS COMPRADOS COM ÁGIO DE 600%

NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE (A TERCEIRA EM MENOS DE DOIS ANOS DO ATUAL GOVERNO) LÊ O RELATÓRIO COM OS PREÇOS DE REMÉDIOS 600% ACIMA DO NORMAL Em reunião (que começou com muito atraso) do CMS - Conselho Municipal de Saúde na quinta feira - 16/12, na Câmara dos Vereadores, conselheiros apresentaram o relatório (que para alguns ainda não é conclusivo, uma vez que segunda a nova secretária de Saúde Lesirré Figueiredo, muitas investigações serão feitas) de compras de remédios autorizado pela prefeitura através de licitações (publicadas no JOM, portanto, tudo oficial), com valores até 600% mais caros do que os valores praticados no mercado.
Segundo a secretária, na manhã desta quinta feira, de surpresa, com um caminhão, ela chegou ao local onde existia uma sala onde eram feitas essas compras e retirou do local mesas, documentos, computadores tornando-se fiel depositária dos bens da prefeitura, afim de proceder grande investigação sobre as denúncias. Mostrou uma série de papeis que segundo ela seriam de pedidos de afastamentos deste servidores.
Porém, ao ser solicitada pelo conselheiro Vicente Silva para que este relatório fosse entregue também à Câmara dos Vereadores para outras apurações, e secretária colocou em votação e a maioria dos conselheiros não concordou com a solicitação de VIcente Silva, o que nos causou estranheza, uma vez que segundo a secretária, as investigações deveriam ser feitas pela Secretaria de Saúde, pela Procuradoria Geral e pela Controladoria Geral ambas da Prefeitura, ou seja, por três orgãos de executivo e nenhum de legislativo que tem por função investigar.
Porém fazendo uso de suas prerrogativas, Vicente Silva, dizendo que a ata da reunião por ser pública, ele entregaria a secretaria geral da Câmara dos Vereadores para que os procedimentos legais para apurar as denúncias sejam tomadas.
Depois que outros assuntos de menor importância foram tratados, a secretária foi questionada sobre o não pagamento dos servidores da saúde. Lesirré esclareceu que a verba dos salários foi depositada na sexta feira passada, porém o Banco do Brasil só liberou na segunda feira (dia 13) e a secretária foi questionar o gerente da instituição o porque do atraso.
Sobre o 13º salário, afirmou que será pago até a semana que vem, mas os funcionário contratados - por contrato - não tem direito ao 13º salário.
Falou também que não há mais falta de medicamentos tanto no hospital quanto nos Postos de Saúde.
Dra. Janete fazendo uso da palavra, agradeceu a presença pela primeira vez da imprensa naquela reunião e pediu que a presença se torne uma constante. Estiveram no local jornalistas do CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN, TV COPACABANA e IMBASSAÍ NOTICIADO.
Ao final da reunião, uma homenagem a servidora e grande colaborado do CMS, Laurecy que recebeu das mãos da secretária um presente dado pelos conselheiros.
Terminada a reunião, a secretária foi entrevitada pela nossa reportagem e perguntamos se a retirada do material da tal sala não seria uma possível ocultação de provas, mas a secretária garantiu que agiu desta forma justamente para preservar as provas e ela é a fiel depositária do material.
Perguntada sobre a UPA de Inoã que havia sido prometida para o final deste ano e as obras estão paradas, e mesma não soube responder mas se comprometeu em averiguar o quanto antes.
Lesirré que é gestora de saúde há 30 anos garantiu à nossa reportagem que não estão mais faltando medicamentos e materiais hospitalares no hospital e nos postos de saúde, que segundo ela, num período bastante curto estarão novamente prontos para atender a contento a população de Maricá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário