sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MARICÁ DE LUTO - MORRE ALBERTO GENTILE, UM JORNALISTA EXATO

Esse encontro de Gentile com amigos aconteceu em sua residência de Itaipuaçu, 9 de agosto. Gentile quis rever os amigos e também deu início a sua página de artigos no jornal Enter on line, onde o leitor pode se deliciar com os dois textos desse articulista notável.


Gentile será sepultado no Rio de Janeiro

Alberto Gentile será sepultado no cemitério São João Batista, no Rio, às 14h. Ele morreu vítima de um câncer na garganta provocado pelo fumo. Maricá, especialmente Itaipuaçu, perde um bom combatente pela qualidade de vida em nossa região. (Comentários dos amigos no final do texto)

Ele foi editor do jornal Exato junto com esse jornalista que vos escreve. Passou pela subprefeitura de Itaipuaçu como superintendente à época do prefeito Ricardo Queiroz. Foi presidente do Rotary Clube de Itaipuaçu, instituição que deu um salto em programação, organização e ajuda humanitária na região, na sua gestão, por duas vezes.

Gentile era aposentado pelo Banco Central, mas jamais se aposentou de suas atividades intelectuais. Participou de várias instituições comunitárias, comerciais e sociais que desempenham um papel prioritário com Maricá. Esteve a frente pela luta da emancipação de Itaipuaçu na campanha "C-Parei de Maricá".


Comentário dos amigos:


Se foi Gentile O nosso companheiro partiu. Se ele mesmo desse tal notícia certamente diria ‘bateu as botas’. Tal dureza ‘construída nos porões da ditadura’ não era capaz de esconder o grande companheiro, o lutador de todas as horas, o gentil homem. Mas talvez tenha sido aquele momento propício para forjar a sua coragem e o seu poder de contestar. Nunca a contestação vazia, por que era o polemizador profundo, mas o combatente com conteúdo. Foi para os céus, sei lá. Que respeitemos aqui e já o materialista do Partidão e sua conduta marxista. Bicho político, parceiro ideal, homem sem medo. Partiu nosso amigo de Itaipuaçu. Foi na fumaça de suas pitadas que somente muito tarde conseguiu largar. Tomemos para nós a tristeza deste momento e guardemos em nossos corações o amigo turrão e generoso.

Vai Alberto, vai descansar!!! Sergio Santos


Grande amigo Alberto gentile.
Criador do Jornal EXATO, lider e amigo de Itaipuaçu!

Querido amigo, felizmente, guerreiros como você não morrem,
apenas dormem o sono dos justos, deixando como exemplos :
Coragem, competência, idealismo e amor ao próximo!
E, todos nós seus amigos, seguindo seus exemplos, continuaremos
sua luta por uma Maricá melhor e por uma vida mais digna em Itaipuaçu!
Descanse em paz Grande Guerreiro!
E de onde você estiver nos dê coragem, pois aqui, a luta vai continuar!

Vicente Silva

Nos meus poucos anos de jornalismo, aprendi alguma coisa com três nomes: Sr. Arthur (nosso querido Pedro Azulão que comemorou 80 anos bem vividos no mês passado), Mário Hora (que já se foi, deixando em branco algumas colunas do jornalismo brasileiro e Alberto Gentile (que hoje, dia 10 chegou aos céus para noticiar como estão as coisas por lá.

Carne de pescoço, vaso ruim (como eu gostava de lhe chamar), Alberto Gentile era um amante do que fazia e um grande amante de Itaipuaçu, terra que escolheu para morar e a qual defendia com unhas e dentes.

Gostava tanto do que fazia (o Exato era o filho querido), que já com cancer, chamou alguns para lhe ajudar , mas Gentile era perfeccionista.

Certa vez me chamou para ajudá-lo (já fazia radioterapia) mas deixou claro para mim: "você corre atrás da parte comercial e das matérias, deixa a diagramação comigo pois este é o meu lazer"

Privado de fazer o que realmente gostava, essa era a pior parte da doença que lhe sucumbia.

Quando pode retornar, mandou e-mail a todos os amigos e de imediato ganhou espaço no Jornal Enter on line. Da minha parte, ficamos de sentar para recomeçar a fazer o EXATO e disse que deveráimos recomeçar com o EXATO on line, para depois voltarmos a parte impressa. Não podia imaginar que a primeira matéria do EXATO on line seria a despedida de Gentile.

Mas, caso sua família concorde, continuaremos nessa batalha, republicando textos de Gentile que estão cada vez mais atuais. Daquele jornalista de me inspitou e eu como já havia lhe dito, em muito copiei do estilo do EXATO para as páginas do CULTURARTEEN.

Gentile, não vou falar para tu descansar em paz, pois sei que você depois de um breve repouso para se recuperar e conquistar novas forças fluídicas, retornará a tua atividade agora literalmente celestial.

Mete bronca vaso ruim!

Do amigo, admirador e aluno, Pery Salgado (CULTURARTEEN - BARÃO DE INOHAN)

OBRIGADO! ALBERTO GENTILE.

As pessoas com deficiência, especialmente, os ostomizados de Maricá se unem aos familiares e amigos daquele foi editor do Jornal Exato, para suplicar ao criador que receba de braços abertos o companheiro Alberto Gentile, sepultado nesse dia 10 de dezembro de 2010.

Alberto Gentile, tal como grande número de ostomizados, foi vítima de um câncer na garganta, provocado pelo fumo. Sempre apoiou a causa das pessoas ostomizadas e, também, outras causas humanitárias.

MUITO OBRIGADO POR TUDO GENTILE!

DESCANCE EM PAZ!

Engº Spencer Ferreira
www.ostomizados.com
www.ostomizadosecia.com

Noticiário baseado no jornal ENTER ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário