domingo, 26 de dezembro de 2010

MESA REDONDA - RÁDIO SIDERAL

Resumo Mesa Redonda

Local: Radio Sideral – Itaipuaçu, Maricá/RJ
Programa: Sala de Visita
Data: 05/12/2010
Horário: 12h00min às 14h30min

Apresentador: Vicente Silva, Diretor Geral da Rádio Sideral FM e membro do Movimento LUTO por Maricá.
________________________________________
Convidados:
• Gerhard Sardo, Ativista Ecológico, Ambientalista e Atual Secretário Municipal de Projetos Especiais de Niteroi/RJ.
• Marcos Sant`Aguida, Presidente do Diretório Municipal do PCdoB/Maricá e Diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ).
• Ana Paula de Carvalho, Engenheira Sanitarista, moradora de Maricá e membro do Movimento LUTO por Maricá.
________________________________________
Presente também: Zoraia Gunther, Diretora Administrativa da Rádio Sideral FM e Apresentadora do Programa Chico Buarque e Amigos

NOTA: Este texto visa sintetizar o conteúdo debatido na mesa redonda, que ocorreu no Programa Sala de Visita da Rádio Sideral, no Domingo dia 05/12/10.

Vicente faz três perguntas: a 1ª Lança a todos os ouvintes o questionamento “Para onde foi destinado o recurso financeiro da Cidade?” A 2ª mais específica para o Sr. Marcos Sant´Aguida ao apresentá-lo, sobre a instalação de uma central de distribuição dos correios em Itaipuaçú. Iniciando assim, o debate com apresentação dos componentes da mesa, e na 2ª “O que acham da atual política diante às denúncias apresentada e tantos escândalos?”
A 1ª ficou aberta para análise e meditação dos ouvintes. Particularmente não respondi, mas o fato é que “Não sabemos onde foi gasto tal recurso, mas certamente não foi em Maricá”.
Dois ouvintes e amigos do Apresentador Vicente Silva ligaram e acrescentaram seus pontos de vista sobre os tristes acontecimentos na política de nosso Município e agradecimento por levar estes assuntos em pauta.
Marcos Sant´Aguida informa que desentendimentos políticos fizeram que o que já estava acertado junto ao SINTECT-RJ da instalação de uma Central de Distribuição dos Correios, fosse adiada por tempo indeterminado, mas que já estavam tentando novas negociações.
Gerhard Sardo mostra-se realmente atento a todos os acontecimentos em Maricá, inclusive no que cerne o acompanhamento das CPIs instauradas e na possibilidade de mais outras surgirem. Marcos Sant´Aguida destaca a importância de maiores explicações do como uma das denúncias não foi instaurada.
Ana Paula de Carvalho explica que diferente da CPI que só necessita da maioria absoluta dos presentes para ser acatada a cassação, que era objeto da primeira denúncia apresentada, é necessário de dois terços dos votos e o que não aconteceu, pois dos 10 presentes naquela plenária, somente 6 votaram a favor da cassação, 3 não foram favorável, 1 se absteve e outro não compareceu sob justificativa médica apresentada na sessão seguinte.
Neste momento foi informada da audiência do dia seguinte (06/12/10) e da importância da participação popular diante a solicitação de apoio por parte dos vereadores que resolveram cumprir de maneira íntegra seus mandatos a partir daqueles incidentes. E, que deveríamos fazer o que antes eles haviam nos negado, mostrando a eles que apesar destes por muito tempo não atenderem nossas solicitações de ajuda, onde nos sentíamos desamparados, devíamos ampará-los até porque estão agora cumprindo com suas atribuições.
Não significando neste apoio por tanto desamparo e nem nosso compromisso no futuro de votar neles e sim que estão fazendo aquilo que se comprometeram ao se consignarem nestas suas funções eletivas e principalmente naquilo que seu partido designou para posicionamento. Com a consciência que hoje são uma grande opção viável de conquistamos nosso objetivo comum, já que eles têm o poder (por nós delegado) e acolheram mesmo que tardiamente nossas denúncias.
Foi levantada a necessidade de uma participação mais ativa da população diante aos acontecimentos, inclusive juntos aos partidos de maneira a que estes se posicionem mais claramente já que são os donos reais dos mandatos dos seus eleitos, e que devem ser mais ativos em suas responsabilidades junto ao cumprimento da vontade popular.
Assim como também da participação partidária e de seus políticos nos movimentos sociais e populares é imprescindível para que os mesmo saibam o que a população, quer, espera e reivindica, para que possa mais de perto atender a estes anseios da comunidade.
Na continuidade deste foi comentada a importância de surgirem novos políticos sem vícios de modo a renovarmos nosso cenário local, mas principalmente de permitirmos estes sem julgamentos antecipados dentro do preconceito interiorizado, de maneira que não declinem de tal aspiração diante aos ataques à sua integridade e moral, não permitindo assim deixar o vazio de sua presença e o posicionamento mais firme de pessoas nem tão íntegras, dispostas a qualquer coisa para ocupar com toda mediocridade que lhe é pertinente.
Neste tema foi informado que ótimas opções despontam em nossa sociedade diante a procura espontânea por empatia da própria população, além de acreditar na imparcialidade destas pessoas, vêem nelas o que gostariam de falar e fazer, podendo assim não se manifestar, mas apoiar tal indivíduo como uma representação natural popular. Infelizmente estas pessoas também se protegem ao afirmar que não tem intenções políticas, mas além de não perceber que sua colocação é oportuna, permitem que reais oportunistas se aproveitem de sua imagem e suas representações, astutamente usam deste vazio para preencher com toda sua mediocridade.
Marcos Sant´Aguida apresentou palavras do livro do Diretor Nacional do PCdoB, Renato Rebelo, Idéias e Rumos (traz reflexões acerca da conjuntura política nacional e internacional nas últimas três décadas), citando a necessidade da integração popular em movimentos sociais.
Finalmente, Gerhard Sardo admira as palavras apresentadas e levanta o polêmico assunto do Código Florestal apresentado por Aldo Rebelo, que depões contra todos os princípios éticos, morais e de transparêcia nos assuntos ambientais entre outros que sempre que vivemos governados por um governo de esquerda não existe uma democracia plena, e que política nada mais é que conduzir ações e populações diante as leis existentes. Ana Paula de Carvalho corrobora para este último posicionamento que nestas administrações seja a que nível for são caracterizadas por criarem instrumentos legais de burlar lei, e que este regime tem se tornado popular para alcançar vontades partidárias em detrimento dos interesses populares.
Com a despedida de todos os convidados, Vicente Silva encerra o programa.

Síntese: Ana Paula de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário