quarta-feira, 16 de março de 2011

POVO QUER TIRAR PREFEITO PETISTA

MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ SE SOLIDARIZA COM POVO DE TERESÓPOLIS
Com 2 meses da calamidade que assolou a Cidade e diante a morosidade do executivo e a complacência do legislativo, os moradores de Teresópolis estão nas ruas exigindo a saída do prefeito (PT) e dos vereadores.

Confira acessando
http://bananapeople.wordpress.com/2011/03/16/574/
http://www.jornalfloripa.com.br/Brasil/index.php?pg=not%EDcia&id=4563 (atenção: este link não está funcionando com perfeição. Ao clicá-lo, ele irá direcionar para a página principal do Jornal Floripa. A notícia sobre Teresópolis está na página 5. Afim de ajudar nossos leitores, estamos reproduzindo abaixo a notícia veiculada no Jornal Floripa)


Manifestantes em Teresópolis pedem a saída do prefeito

Cerca de 300 pessoas fecharam nesta terça-feira a principal rua de Teresópolis, protestaram em frente à prefeitura e à Câmara Municipal, pedindo a saída do prefeito, Jorge Mário Sedlacek (PT).

A Força Nacional, presente na região serrana do Rio desde a tragédia das chuvas de janeiro, que matou cerca de 900 pessoas, utilizou bombas de efeito moral para tentar controlar a população.

Não houve feridos nem presos. A vidraça da entrada da Câmara Municipal foi quebrada. Até as 20h manifestantes ainda permaneciam na porta da Câmara vaiando os parlamentares e com gritos de ordem pedindo a saída do prefeito.

O movimento queria que os vereadores votassem o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) entregue ontem para a investigação de uma série de contratações feitas sem licitação --o que é permitido quando há a decretação do estado de emergência, caso da cidade após as chuvas.

De acordo com os manifestantes, há indícios de corrupção nos contratos assinados após as enchentes.

"Uma vídeo locadora, por exemplo, com capital social registrado em R$ 80 mil e com sede num apartamento residencial se transformou numa empresa de engenharia que fechou contratos de aluguel de máquinas e caminhões por R$ 3,5 milhões", disse um dos manifestantes, o radialista Marcos Vinicius Ramos.

Sedlacek não foi encontrado para comentar as acusações. De acordo com aliados, ele estaria fora da cidade.

O movimento juntou grupos sociais e políticos, que protestavam também contra o sistema de distribuição de cestas básicas, a falta de pagamento de aluguel social, os buracos nas ruas da cidade, e vários outros problemas.


ACORDA MARICÁ!!!


Veja outros links sobre o assunto:


http://direitabeminformada.blogspot.com/2011/03/manifestantes-em-teresopolis-pedem.html
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/moradores-de-teresopolis-protestam-e-pedem-saida-de-prefeito-20110315.html
http://bit.ly/fcWeOH
http://bit.ly/fhFVte
http://bit.ly/efOkm1
http://www.teresopolisjornal.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8868:manifestantes-pressionam-vereadores-e-pedem-afastamento-de-jorge-mario&catid=1:geral&Itemid=26
http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=15072

Carta de solidariedade ao Povo de Teresópolis

Maricá, 16 de março de 2011.

Aos moradores de Teresópolis,

Saudações!

Em nome do Movimento popular apartidário LUTO por Maricá queremos estender nosso abraço fraterno em solidariedade às vítimas da torrente que trouxe destruições e mortes, assim como nos sensibilizamos aos manifestantes de ontem, que com muita garra e disposição recorram ao seu direito de cidadania e constitucional de se manifestarem de maneira civilizada.

Somos solidários a todas as lutas de comunidades, populares e Municípios do estado do Rio de Janeiro assim como tantos outros do Brasil que contra tudo se expõem ao denunciarem as autoridades públicas municipais, estaduais e federais, mesmo diante ás ameaças, impunidades e omissões destes.

Acompanhamos com ansiedade e apreensão para que consigam tudo aquilo que estão reivindicando, até porque de maneira semelhante aqui em nosso Município também vivemos momentos políticos delicados, mas ainda impotentes diante de tanta incompetência e corrupção declaradamente aberta, onde não encontramos amparo declarado nem na pessoa do Governador do Estado, como nos partidos detentores da gestão municipal.

Devemos exigir uma atuação integrada entre nossos municípios para a transparência e urgência de atos. Não devemos aceitar jamais a inércia e inoperância seja de quem for, diante os fatos, não nos permitindo as intimidações e ameaças. Chamando assim a atenção para a responsabilidade do Poder Público em todas suas esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário), que devem se pronunciar apresentando seus posicionamentos diante as reivindicações populares.

Mais uma vez, é urgente a intervenção do Governo do Estado na tarefa de integrar os municípios diante a constatação da incompetência da gestão municipal lembrando a todo instante que para ordem e legitimidade deve sempre ser respeitado o princípio básico do Estado Democrático de Direito, a defesa da vida, da liberdade e acima de tudo a dignidade humana.

A sociedade necessita de uma resposta enérgica e eficaz não só em relação à proteção destas lideranças e parlamentares, bem como a punição daqueles que utilizam da intimidação, força e repressão como forma de fazer frente á constituição desrespeitando-as.

Colocamo-nos á disposição diante a todos esses acontecimentos, sendo solidários e partidários destas causas nobres que são o direito de ir e vir, de residir e ter a dignidade de caminhar com a cabeça erguida diante da adversidade do tempo e da natureza. Somos Brasileiros e como tal devemos ser tratados. Quando baixamos a cabeça para a impunidade estamos vendendo não só o país, que tanto amamos, como nossas almas para políticos que nos roubam na claridade do dia, como quem passa despercebida.

Devemos tirar deste evento triste e inesperado a lição de que não nos calaremos sob hipótese nenhuma, e que deixem seus cargos ou venham a publico sem darem explicações. A dor que nos atinge tem a mesma intensidade dentro de nossos corações e mentes, que ao contrário do caso serrano apesar das perdas humanas, tivemos uma incoerente perda moral acentuada por uma gestão incapaz sequer de cumprir com o básico.

É necessário que, neste momento, toda a população de cada um destes municípios acreditem que cada individuo possa fazer diferença ao coletivo e que isto está intrínseco na nossa sobrevivência como cidadãos, com respeito e transparência.

Sendo assim, nós do Movimento LUTO por Maricá, mais uma vez reiteramos, por meio desta Carta, o convite a todos os simpatizantes, militantes, lideranças e população de Maricá, Teresópolis e demais municípios a participar ativamente deste processo democrático, não apenas como expectadores, mas como cidadãos influentes e responsáveis pelo futuro de nossas cidades.

Disseminemos tais ideais, chamem seus amigos, escrevam às autoridades e expressem a sua vontade. É dever ter em mente que o O Brasil, quando se trata do interesse e participação da sociedade nas questões e ações de gestão pública, ocupa o último lugar entre países latino-americanos, como aponta recente pesquisa realizada pelo movimento Voto Consciente e Rede Interamericana de Democracia.

Vamos mudar essa realidade, com o exercício da cidadania diariamente.

Por fim, queremos exortar a todos para que façam o máximo de esforço em seus municípios, apoiando estes abnegados companheiros de luta, que gostariam de ver abertas a possibilidade de um novo futuro de paz e harmonia, para estes e todas as outras cidades do nosso país.

Querer é Poder, Só não Faz quem Não quer, Só não Tem Poder quem nunca Lutou ou abraçou uma causa digna de luta!

Ana Paula Carvalho

MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ


Um comentário:

  1. Os prefeitos do DEM não sofrem protestos, não né?
    Interessante...porque vc não os divulga também?

    É por essas e por outras que tais movimentos soam mais como oportunismo político de oposição, como é o seu caso, do que lutar de fato pelos próprios interesses da cidade.

    É esse partidarismo que tira a credibilidade de vocês.

    Briguinha ideológica e de oposição X situação.

    Quem continua a se ferrar com isso é Maricá. É o merdão do Quaquá de um lado e a oposição também sem crédito de outro.

    E a população, se ferrando como sempre.

    ResponderExcluir