sábado, 13 de agosto de 2011

ESTUPIDEZ TEM LIMITE!

ESTUPIDEZ TEM LIMITE!
.por Ana Paula Carvalho

Esta semana aconteceu em no municipio de Maricá/RJ o anúncio de outro candidato a pré-candidato a prefeito para concorrer com o atual gestor, o que podemos considerar como normal, pois todos os filiados têm o direito de pleitear sua aceitação. Na minha opinião e como tal não cabe julgamentos, pessoalmente não vejo diferenças entre um ou outro candidato, ainda que notemos eventualmente uma vertente censuradora, e condução de maneira interessada de certos assunto, principalmente quando envolve siglas do executivo federal e suas coligadas.

Alguns desde já tentam convencer que esta é a solução para que o atual prefeito em exercício não se candidate pela sigla, mas, por vezes temos que lembrar que geralmente é melhor ter um inimigo declarado que um amigo desconhecido. Até que ponto devemos reconsideramos algo para conseguirmos o que acreditamos ser o certo? Pessoalmente também não acredito que os fins justificam os meios, e sim nos igualam ao esperto, ao aproveitador, ao oportunista.

Acordei hoje questionando porque nos permitimos iludir com uma improvável promessa estratégica? Pois na política o livro mais citado sempre será “A arte da guerra”, que quase ninguém leu, mas todos dizem que sim, e que nos levanta sempre questões do tipo, se estamos perdendo, como mudar as estratégias, até onde poderemos enganar o inimigo, ou mesmo os amigos, entre tantos outros questionamentos importantes num plano de poder (quase nunca de governo). Como já estamos cientes, independente do nome, aqui governa o PT, pois o cargo não pertence ao eleito e sim ao partido.

Pois bem, diante dos 3 anos, praticamente, de perdas exponenciais em nossa cidade, passeatas, manifestações e outros, só agora parte do PT resolve se apresentar? Muito antes o partido, em todas as esferas, já deveria ter intervido na calamidade em nossa cidade no resgate do nome da sua legenda, coisa que não foi feito. Porém só agora, inclusive em outras cidades vem pipocando a corrupção descarada deste segmento partidário, pois até então estavam se utilizando de “seu poder” para encobrir fatos, inclusive com o uso da desinformação. Maricá é exemplo nítido desta condução jornalística e não só, a maior preocupação hoje destes é que na ausencia de seu representante, todas as

mazelas e corruptelas venham á tona deste mar de lama em que vivemos, e ainda assim não conseguimos apoio popular para retirá-los do poder e empossar uma pessoa que represente a população de forma adequada, até porque até então não apareceu ninguém.

Cabe evidenciar que não é interessante estrategicamente perder redutos eleitorais, principalmente em Maricá. Precisamos ter em mente que esta cidade é estratégica e seu sentido está muito além ser próxima á capital do Estado do Rio de Janeiro, assim como dos quase 40 km de praias de areia clara e águas límpidas, quase Caribenhas, ainda que muito preterida ao turismo pelas más condições a que está sujeita desde os últimos 30 anos ou até mesmo como temos presenciado a nível nacional, onde pagamos impostos de primeiro mundo e recebemos serviços de quinta categoria ou até mesmo ausentes. Temos sim, no seu potencial retorno financeiro de fortalecimento e consolidação de “poder” através das reservas o Pré-Sal na orla marítima, no qual estrategicamente nos próximos 20 anos tenderá a se tornar o maior pólo industrial de extração de petróleo do país e COMPERJ, complexo industrial de refino e derivados, que deverá responder em até 5 anos por cerca de 52% da produção nacional, e com isso haverá demanda de novas instalações aeroportuárias, viárias e de infra-estrutura urbana.

Por este imenso leque administrativo e financeiro de possibilidades de retorno garantido é que existe a necessidade de se possuir este município nesta mesma administração política partidária, mesmo que com nomes diferentes, pois não existe a preocupação no sentido de que as verbas de forma geral sejam administradas ou mesmo desviadas e tragam uma irreparável lesão aos cofres públicos e ao modo de vida local, entretanto consolida a independência e o futuro partidário do PT no cenário nacional por longos anos, e ninguém perceberá isso, além de nós moradores.

O PT teve sua chance e não soube utilizá-la, nem mesmo intervir a nosso favor nestes 3 anos, e não existe a desculpa que romperam no início do governo ou qualque outra, o cargo sempre lhe pertenceu e a bem da verdade, jamais assumiram as suas responsabilidades e atos, nem mesmo em passeatas como aconteceu em 2010 na Marcha da Cidadania. Agora é tarde assumir qualquer erro, e é nítido que querem somente recuperar o voto perdido, mas como recuperar quem morreu ou o sofrimento passado por nós, nossos filhos e vizinhos? Não querem nos ajudar e sim mais uma vez nos usar para conquistar em suas razões pessoais, individuais e acima de tudo partidárias.

Na mente destes seres superiores, pois a política governamental do PT não existe, é fictícia, assim como não existe oposição, já que todos foram de alguma foram comprados (inclusive no legislativo). O aproveitamento da história de Maricá é evidente e aponta para uma rotina política de pessoas oriundas de outros municípios (sem afeição), que se estabelecem e vendo a desgraça popular utilizam-se desta para ascender e usurpar a legitimidade local (criminosamente extrativistas), alguns nem mesmo aqui residem.

Temos que dizer a estas pessoas que seu tempo já se esgotou, e já passou da hora de sairem a ponta-pés. Na verdade já ultrapassaram o limite da decência e que alguns de nós, ainda que poucos, não permitiremos nos iludir mesmo que nossos vizinhos não tenham esta visão, e não deisitiremos, mesmo sabendo que será uma guerra que não venceremos, pois Maricá não mudará a sua condição política, porque as mudanças trazem insegurança, e este povo não está preparado para mudar seus conceitos e julgamento que estão enraizados na carne a ferro e fogo ao longo de anos e anos de comprometimento com as figuras políticas de sempre, que aqui fizeram e fazem carreira, sem ao menos estenderem a mão ao próximo, mas engordando de forma vil suas contas bancárias e patrimônio pessoal.

Todos somos culpados da situação em que nos encontramos, contratamos varios funcionários para que trabalhassem para nós através do voto e estes se fizeram patrões como os senhores de engenho ao ponto de não os podermos demitir. Poderemos até errar, sim, em 2012, mas será na tentativa de fazer o certo, ainda que “Pelo andar da carruagem” e a “ Dança das cadeiras” tudo tenda a ficar como está em 2013.


Ana Paula de Carvalho, Brasileira, membro do Movimento LUTO por Maricá e nunca desisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário