sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ATA 04/2011 - REUNIÃO MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ

ATA – 04/2011 E CONVOCAÇÃO – 05/2011
REUNIÃO MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ

Maricá, 18 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00
Local: ECM - Esporte Clube Maricá, Sede Social.

Pauta/Programa:
________________________________________

1) Abertura da reunião com a indicação do moderador e secretariado

2) Assuntos em Pauta [17:35]:

a) Manifestações no fim de semana estimuladas pelo COMCID, nos 4 distritos de Maricá. Expor resumo e considerações dos locais de concentração em cada distrito nos dias 12 e 13 de fevereiro – Todos os presentes reiteram que realmente o empenho de membros do COMCID, mas atentam que a participação e empenho de tantos outros em locais que efetivamente aquele colegiado não se fez presente, não teria tido o êxito que se apresentou. E, achamos sim a importância de esclarecer que sem a AMCOMAR, através da participação solitária do Vicente em Itaipuaçu, sem a ODDPM através de seus membros em Inoã, sem os Conselheiros de Cordeirinho em Ponta Negra entre outros acontecimentos não teria tido o êxito que se apresentou. E, que realmente não foram todas as mídias que cobriram com informações antes e posteriores ao acontecimento. Foi bem frisado que se participamos foi porque estamos juntos a causa e que também queremos subscrevê-la sempre que pertinente. Muito bem atentado é esclarecer sempre quem está com os mesmos objetivos nesta empreitada contra a corrupção que assola nossa cidade a cada dia. Ficou firmado também deste momento que temos os objetivos claros, e transparentes, e por isto agimos da mesma forma, não existe a necessidade de vivermos com mania de perseguição, pois já temos a certeza diante até mesmo do fato exposto anterior à própria reunião. Mas, foi importante para identificarmos até mesmo aqueles que se dizem contra a tanta improbidade e que na verdade geram intrigas em favor das notícias com base na desinformação. Cria estigmas sem necessidade e sem efeito. E, se existem ou não pessoas infiltradas com interesse escusos, sejam bem vindas e aprendam a trabalhar com a segurança de quem não trata como golpe, motim ou qualquer ato de rebelião de forma leviana, e de que temos objetivos, metas e estratégias transparentes e lícitas. Pois acreditamos que acima de tudo devemos dar o exemplo àqueles que hoje combatemos por tanta incompetência, injustiça e corrupção.

b) Manifestações nos dias 16 e 21 com presença popular na Câmara de vereadores. – Foi consenso a mesma observação quanto à participações, agregando neste momento a participação popular dos moradores, associações e demais pessoas hoje multiplicadoras de informações para o dia 16 de fevereiro, já que nada ficou firmado para o dia 21 ou qualquer outra data. Acreditamos que foi justamente que a intriga causada tenha sido a razão de falta de tolerância aos presentes nesta assembléia, e que alguns só tomaram conhecimento de tal questionamento ao retornarem, já que nada justificava tal crise. Constatada a importância da correta interpretação da informação para não gerar a desinformação. Voltando ao dia 16, verificamos duas ações bem delimitadas que foi a presença na plenária para acompanhar a possível leitura do relatório da CPI, que não ocorreu e outra com vistas à sensibilização do Ministério Público, que foi a caminhada até ao Fórum por populares e manifestantes presente.

c) Convocação de Reunião Rádio Sideral a moradores de Itaipuaçú, assuntos diversos no dia 12/02 às 16:00 – Para a criação do Conselho Popular de Itaipuaçu e Inoã, CONPOVO com objetivos apresentados naquele colegiado e que devem se reunir novamente no dia 26/02 na Rádio Sideral para continuidade dos trabalhos. Sr. Vicente atentou que também quer ser abalizador de ações contra tanto amadorismo e improbidades, e que um processo não é só assinado por um colegiado e sim por vários, inclusive por associações e demais que forem pertinente, tem peso maior de sensibilização a qualquer fórum. Todos concordaram com tal declaração e já estamos pensando em ajuizar processos com esta formatação, como já ficou estabelecido para a Interdição mediante a falta de a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento.

d) Carta a ser enviada ás três executivas do PMDB, aos cuidados dos respectivos presidentes, solicitando posicionamento Público/Partidário sobre às CPIs e indicando a postura de seu representante, já enviada. – A carta já trouxe retorno sobre o assunto em questão, mas nada ainda oficial. Houve em reunião do partido local com registro vídeo-gráfico, que já é bem interessante mas não tem o poder de uma declaração registrada, inclusive pelas esferas de poder Estadual e até mesmo Federal, diante a importância da decisão ao voto a ser declarado nos próximos dias, diante ao estado de impotência do cidadão e da conivência e omissão daquele legislativo em questão. Tão importante quanto a declaração é a presença de representante partidário naquele colegiado, solicitar a palavra e evidenciar que por razão do voto não ser o de representatividade daquele partido, como vereador está respondendo ao conselho de ética da legenda, e que a cadeira não pertence ao eleito e sim ao partido conforme a lei, solicitar que não arquivem tal processo, e reapresentando-o assim que o vereador em questão seja substituído por seu suplente.

e) A presença do Movimento na reunião do CCS, na quarta feira dia 23 às 18 h no ECM para tratar da segurança no carnaval – Sr. Pery Salgado apresentaou questionamentos sobre a apreensão popular diante aos problemas no hospital municipal, a favelização de instrumentos públicos municipais diante ao possível turismo por todo o município, pela ocupação desordenada de ambulantes entre outros fatores e na limpeza urbana neste período.

f) Discussão sobre a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento. Como conseqüência, solicitação de revisão dos atos, principalmente ao apresentado na última ata, por compra de medicamentos faturados em até 600% acima do valor de mercado – Decidido que buscaremos colegiado ou outro com interesse imediato de formalizar tal processo popular, como ação conjunta para impugnar o Conselho de Saúde de Maricá e que novo colegiado de tema em referencia seja constituído de acordo com a Resolução supracitada. Inicialmente apresentaremos esta solicitação de intervenção à prefeitura, MP, Câmara de Vereadores, ALERJ, Secretaria de saúde do Estado, na ordem e conforme sugestão jurídica de aconselhamento e ajuizamento desta formalização.

g) Seminário sobre COMPERJ - Fechada para a primeira quinzena de maio

h) Deveremos buscar novo local para realização das reuniões diante a impossibilidade vista a época do ano e demais problemas relacionados, enquanto isto, para a sexta-feira dia 25/02/11 (HOJE) será realizada ao lado da Casa Digital na Praça Orlando de Barros às 17:30. Se houverem outras sugestões para local apresentar na reunião.

3) Assuntos para a próxima pauta:

a) Retomada pacífica da praça conselheiro Macedo soares e do aniversário de um ano da ponte da Mumbuca – Por: Pery Salgado

b) Sobre dia 28 de fevereiro ou nova data, caso seja colocado em votação os processos na Câmara de vereadores, e o apoio àqueles legislativos que se apresentam como representantes da opinião popular e intimidação àqueles que se mostram protetores do executivo de maneira incondicional, mesmo diante às denúncias.

c) CONPOVO

d) Buscar colegiado com interesse imediato de formalizar tal processo popular, como ação conjunta para impugnar o Conselho de Saúde de Maricá e apresente a importância de formação de Conselho constituído de acordo com a Resolução Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003. E, definirmos a qual fórum ou fóruns ajuizaremos tais denúncias

e) Encerramento às 20:00

Atenciosamente,
Ana Paula de Carvalho

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

REDE DE INTRIGAS OU INTRIGAS DA REDE?

Acho fantástico como algumas pessoas têm a facilidade de gerar discórdia, através da distorção de fatos e/ou sua interpretação. Fomentação de intrigas pelo simples interesse de ver o circo pegar fogo e tirar o foco para ver se de platéia assiste a um embate entre parcerias, ao invés de ir diretamente ao alvo. Pior que um inimigo declarado é um falso amigo, sua amizade se dá somente enquanto seus interesses pessoais são atendidos.

Não existem casos pessoais e sim a identificação de quem está com os mesmos objetivos, de quem não os tem (democracia é isto, e devemos respeitar e por isto temos que saber quem são) e principalmente quem está em cima do muro. Quando for melhor para seus interesses pessoais, estas pessoas mudam de lado ou no mínimo se omitem. Em tempo integral temos que ter em mente que o Movimento LUTO por Maricá é uma causa pública de cunho popular e custeada até então com recursos financeiros próprios, sem participação de terceiros, exatamente por este motivo não devemos favores a ninguém e vice-versa, temos um ideal limpo, digno e moral na conquista do bem coletivo. O favorecimento e a omissão inclusive induzem á corrupção.

Por isto temos que valorizar a todos os que estavam presentes sim, em todos os protestos (não conheço todos, não sei nome de todo mundo que estava lá. Então não fiquem tristes ou desolados se o nome não aparecer aqui e agora, mas quando falei todos incluí até mesmo você que eu não conheço): O Sr. Enorê Rodrigues, cardíaco e que todo dia coloca sua opinião agrade a quem agradar, é opinião dele e ponto; Sra. Conceição Marques; Romilda Campos, o seu marido recém operado que deveria estar em repouso; César Augusto (Hoje ele e os que participam em campo representam o COMCID, os demais não!), que todos os dias só pensa em Maricá, sempre no MP; Vicente Silva, o coração imenso, o amor e a dedicação integral pela Cidade, um lutador diário.

Fátima Cristina, super dedicada, que encarou o sol na praça numa barraquinha e em outro momento ficou em pé pegando assinaturas incondicionalmente; Sr. Pery, que luta para envolver o máximo de pessoas, e mobilizar gente, Sr. Ferraz, sempre elegante e responsável; Sr. Maurício Nascimento, discreto e desempenhando um trabalho necessário; Romário Barros e João Henrique, exemplo de jovens e juventude interessada na comunidade; do Sr. Nilton (Cordeirinho), recém operado cardiovascular; sua mulher companheira e aguerrida; As Senhoras da Associação de Mulheres de Itaipuaçu, show de energia, alegria e entusiasmos; Sra. Solange, assistente social candidata junto ao Conselho Tutelar; Sr. Antônio Pindobal, comprometido com sua função nesta sociedade.

Professor Saraiva, uma pessoa que respeito muito e vejo claramente que quer saber o que nós moradores reivindicamos, está presente em tudo; ODDPM, sempre representando e apresentando suas convicções; Sr. Vitinho de Cordeirinho, entusiasta e dedicado; Estudantes entre tantos presentes naquele manifesto, em outros anteriores, ou em reuniões. Estes estão expondo suas famílias, colocando sua própria vida em risco para o bem coletivo. Não cabe julgar se alguém lá tem ou não intenção eletiva, até porque não é crime, crime é se eleger e usarem do seu cargo, como este prefeito e os vereadores vem fazendo, ao longo dos últimos 12 anos e sem isenções, porque sei que estão de olho na próxima eleição e eu particularmente não voto em nenhum deles, por melhores que venham a ser daqui pra frente! Não participam!

Tiveram a sua oportunidade e escarraram abertamente na cara do povo através de suas atitudes ou falta delas, mas mesmo assim temos o dever de transparecer todos aqueles que têm esta intenção, ou de apoiar um candidato, ou de uma causa pessoal e por esse motivo não estava lá. Temos bem claro o seu posicionamento e a partir daí sabemos quem é quem, no mínimo concordam com o que vem acontecendo em nossa cidade.

Mais fácil ainda é não valorizarem alguns membros, isto é, destaca que o tempo todo, apesar de todos os esforços físicos e pessoais, atribui a outros movimentos. Isto não é vaidade, é o princípio da reciprocidade, assim como muito ao contrário, o Movimento sempre entendeu a importância daquele colegiado o COMCID, pois sempre estamos apoiando seus atos e suas ações inclusive mostrando a falcatrua de se criar outro para este perder o poder que lhe foi conferido, o que não inclui obrigatoriamente aqueles que se dizem participativos, mas ficam assistindo bem de longe para não se comprometerem através de sua ela digital. Se nossas causas e aspirações são menores que outras, temos que nos lembrar que o pior problema é o individual, mas o respeito pelo problema alheio nos mostra uma visão de solidariedade, companheirismo e parcerias. Empatia é o fundamento para um sentimento comunitário social civilizado.

Ninguém é santo, ou espera uma medalha, o que nos diferencia somente são os objetivos que temos e a forma de conduta, afinal somos todos MORADORES de Maricá. Acredito que seja uma afronta sim, para estes que se expuseram serem incluídos num grupo em que nem todos compram a briga, não ajudam e ainda atrapalham quem quer colaborar. Ser equiparado a estes que não corroboram dos mesmos pensamentos e dedicações é no mínimo um desaforo.

A base do movimento, sempre foi e será a transparência pela verdade, se buscamos isto, devemos ser exemplos de tal condutas. Não estamos fazendo nada de errado (lutamos por uma Maricá melhor), não estamos conspirando golpes só estamos constatando aquilo que não tínhamos condições de comprovar e apoiamos estes atos! SIM! Não fazemos nada escuso ou difamatório, e é muito importante para nós sabermos quem nos apóia, e ficou bem claro com o ocorrido na última reunião na solicitação ao ECM. Isso decididamente não precisamos! Em tempos de guerra a vida do seu vizinho será trocada por uma barra de chocolate ou um pedaço de goiabada, acredite!

“Gostaria de ver pessoas abraçando as causas que acreditam e fazendo delas seus palanques eleitorais hoje se forem estes seus objetivos finais, com discursos verdadeiros de progresso e civilidade. A pessoa ser oportuna não é, e nunca será a mesma coisa que ser oportunista, porque o primeiro aparece num momento em que existe a necessidade de sua presença, no segundo caso o individuo espera uma oportunidade, um momento de fraqueza para despontar como o grande salvador das causas perdidas”.

E se chegamos a Maricá como é hoje, é porque nos permitimos que isso acontecesse, no momento em que ninguém se levanta quando um vereador manda uma moradora à MERDA! Ou quando vemos que tudo está errado e vamos para o bar da esquina beber para esquecer, criticando os que despontam como novos guerreiros e achincalhando quem está se colocando em defesa dos que por algum motivo particular e explícito não podem se expor. Se quisermos mudar Maricá, seus candidatos e ter respeito, temos que mudar nossas condutas, é nisso que pensamos. Não existe espaço para a permeabilidade. Não permitiremos imparcialidades. Este é um jogo do qual conhecemos a regras e sabemos jogar!

O Brasil é o único país do mundo onde existe o Crime de Opinião e ainda dizem que não existe censura, acima de tudo este é um direito constitucional e nossa opinião, não estamos aqui para que gostem de nós e sim para cumprir um trabalho que acreditamos ser certo legítimo e determinado.

Como não cabe julgarmos, não cabe nos julgar, ou a se desculparem por nós. Quem suplica por ética e civilidade não permite nenhuma infração mesmo que por uma boa causa! Estaríamos nos corrompendo como eles! E, para quem não nos conhece, não nos julguem por aquilo que vocês são!



Eu sou Ana Paula de Carvalho, BRasileira, membro do movimento LUTO por Maricá.

Tenho uma face, um rosto, uma única cara! E, nunca desisto!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REUNIÃO MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ - SEXTA DIA 18

Convocação – 04/2011
Reunião Movimento LUTO por Maricá

Maricá, 18 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00

Local: RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).

Convocação a quem possa interessar para a Reunião do Movimento Luto por Maricá, no dia 18 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00 na RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).

Pauta/Programa:
--------------------------------------------------------------------------------
1) Abertura da reunião com a indicação do moderador e secretariado [17:30]
2) Assuntos em Pauta [17:35]::
a) Manifestações no fim de semana estimuladas pelo COMCID, nos 4 distritos de Maricá. Expor os locais de concentração em cada distrito nos dias 12 e 13, horários, e materiais – Por: TODOS – 17:35/17:55 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
Parabenizar não ao COMCID, mas sim ao empenho de alguns de seus membros pela ação e os resultados e de demais participantes sejam partidários ou de movimentos populares. Onde cabe observações pertinentes como a do Sr. Vicente Silva, Sr. Pery Salgado e Sra. Ana Paula de Carvalho que apontam que:
Vicente Silva: Não teve tenda, faixa e membros do COMCID para a ação
Pery Salgado: Atentou a falta de membros COMCID em Inoã, e atitude de soberba em outros membros que se declaram “mandatários” daquela região, como ocorrido em São José, em locais por ele verificados. Além da falta de apoio da imprensa de Maricá, na maciça divulgação do evento do final de semana.
Ana Paula de Carvalho: Recebeu reclamação de membros atuantes do COMCID e solidários a causa dos manifestos e mobilizações que naquele colegiado, os que ainda não se envolvem é porque temem ainda não estar envolvido diretamente na atual gestão, mas ainda gera esperanças. E, também em Ponta negra não havia representante local e sim o empenho de outros locais naquela região.
Cabe neste sugerir que estes devem ser identificados em ata (os com afinidades a esta causa especificamente e os não) e buscarem naquele colegiado ser bem claro nas declarações que são aqueles membros ou reverem seus posicionamentos.
Levantamentos de acertos e erros e traçar novas metas e estratégias.

b) Manifestações nos dias 16 e 21 com presença popular na Câmara de vereadores. – Por: TODOS – 17:55/18:15 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
Levantamentos de acertos e erros e traçar novas metas e estratégias.

c) Convocação de Reunião Rádio Sideral a moradores de Itaipuaçú, assuntos diversos no dia 12/02 às 16:00 – Por: Vicente Silva – 18:15/18:35 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
Informe de como foi à reunião anterior se achar pertinente assim como informar nova convocação na Internet.

d) Apresentada e aprovada carta a ser enviada as três executivas do PMDB, aos cuidados dos respectivos presidentes, solicitando posicionamento Público/Partidário sobre às CPIs e indicando o posicionamento de seu representante, já que o partido é o dono do cargo. E já enviada. Aguardando posicionamento. – Por: Ana Paula de Carvalho – 18:35/18:55 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
Informes sobre posicionamentos

e) A presença do Movimento na reunião do CCS, na quarta feira dia 23 às 18 h no ECM para tratar da segurança no carnaval – Por: Pery Salgado – 18:55/19:15 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
Sugerir a participação do Secretário de Urbanismo para falar da coleta, afinal, saúde pública é segurança e participação de alguém para responder pela saúde do município - atendimento nos postos de saúde e no hospital durante o carnaval.

3) Pendências/Conclusões da Reunião anterior: [19:15]
a) Discussão sobre a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento. Como conseqüência, solicitação de revisão dos atos, principalmente ao apresentado na última ata, por compra de medicamentos faturados em até 600% acima do valor de mercado. (10 minutos) /Os presentes já verificaram juntos aos colegiados o interesse em participar desta ação conjunta?/César Augusto, o que é necessário apresentar para formar este processo?Em quanto tempo é possível que fique pronto?/Em quais instrumentos levaremos a solicitação: prefeitura, MP, Câmara de Vereadores, ALERJ, Secretaria de saúde do Estado? Ou Todos? Ou só a alguns, Quais? – Por: Ana Paula de Carvalho – 19:15/19:25 (10 minutos exposição e conclusão)
O assunto retorna na primeira reunião de março, mas Ana Paula de Carvalho solicita posicionamento do Sr. César Augusto se independente do que o COMCID decidir, se ele no momento em que está como membro do movimento e não como Conselheiro da Cidade irá contribuir para instrumentar tal processo ou se devemos desde já buscar pessoas para esta atribuição, e entrarmos com ação tanto no MP como na Câmara e somente futuramente ser verificado junto aquele colegiado o interesse de participação neste assunto, ou somente de alguns de seus mebros?

b) Apresentação de proposta de seminário sobre COMPERJ, efetivamente sobre o impacto em Itaipuaçu e toda Maricá, inclusive influencia na solicitação pela Prefeitura deste duto suportar o sistema de esgoto municipal. Neste primeiro momento verificaremos a possibilidade de inteirarmos o máximo de populares possíveis, para somente depois traçarmos estratégias mediante consenso. (10 minutos) – Por: Ana Paula de Carvalho – 19:25/19:35 (10 minutos exposição e conclusão)
Só um breve posicionamento, já que não é prioridade ainda este mês, mas somente informar o que vem acontecendo paralelamente aos fatos sobre este tema.

4) Outros assuntos: [19:35]

· Possibilidade e interesse de mudarmos a reunião para outro local – Por: Professor Saraiva – 19:35/19:45 (10 minutos exposição e conclusão)

· Inscrições
b) Agendamento próxima reunião [19:55]
c) Encerramento [20:00]
Atenciosamente,
Ana Paula de Carvalho


ATA DE REUNIÃO – 03/2011
REUNIÃO MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ

Maricá, 11 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00
Local: RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).

Pauta/Programa:
________________________________________
1) Abertura da reunião com a indicação do moderador e secretariado
2) Assuntos em Pauta:
a) Apresentação dos modelos relacionados ao IPTU em Juízo. Lembrando que restarão poucos dias e por isto necessitamos urgência na decisão desta ação.
Por falta de procura popular para ajuizar tal ação, entendemos não ser de interesse público a participação.
b) Manifestações no fim de semana estimuladas pelo COMCID, nos 4 distritos de Maricá. Expor os locais de concentração em cada distrito nos dias 12 e 13, horários, e materiais
Parabenizar não ao COMCID, mas sim ao empenho de alguns de seus membros pela ação e os resultados e de demais participantes sejam partidários ou de movimentos populares. Onde cabe observações pertinentes como a do Sr. Vicente Silva, Sr. Pery Salgado e Sra. Ana Paula de Carvalho que apontam que:
Vicente Silva: Não teve tenda, faixa e membros do COMCID para a ação
Pery Salgado: Atentou a falta de membros COMCID em Inoã, e atitude de soberba em outros membros que se declaram, “mandatários” daquela região, como ocorrido em São José, em pontos por ele verificado.
FALTA DE APOIO DA IMPRENSA DE MARICÁ, NA MACIÇA DIVULGAÇÃO DO EVENTO DO FINAL DE SEMANA
Ana Paula de Carvalho: Recebeu reclamação de membros atuantes do COMCID e solidários a causa dos manifestos e mobilizações que naquele colegiado, os que ainda não se envolvem é porque temem ainda não estar envolvido diretamente na atual gestão, mas ainda gera esperanças.
Cabe neste sugerir que estes devem ser identificados em ata (os com afinidades a esta causa especificamente e os não) e buscarem naquele colegiado ser bem claro nas declarações que são aqueles membros ou reverem seus posicionamentos.
c) Convocação de Reunião Rádio Sideral a moradores de Itaipuaçú, assuntos diversos no dia 12/02 às 16:00
Informe de como foi a reunião anterior se achar pertinente assim como informar nova convocação na Internet.
d) Manifestações nos dias 16 e 21 com presença popular na Câmara de vereadores.
Apresentada e aprovada carta a ser enviada as três executivas do PMDB, aos cuidados dos respectivos presidentes, solicitando posicionamento Público/Partidário sobre às CPIs e indicando o posicionamento de seu representante, já que o partido é o dono do cargo. E já enviada. Aguardando posicionamento.

3) Pendências/Conclusões da Reunião anterior:
a) Discussão sobre a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento. Como conseqüência, solicitação de revisão dos atos, principalmente ao apresentado na última ata, por compra de medicamentos faturados em até 600% acima do valor de mercado. (10 minutos)
Pendências:
• Os presentes já verificaram juntos aos colegiados o interesse em participar desta ação conjunta?
• César Augusto, o que é necessário apresentar para formar este processo? Em quanto tempo é possível que fique pronto?
• Em quais instrumentos levaremos a solicitação: prefeitura, MP, Câmara de Vereadores, ALERJ, Secretaria de saúde do Estado? Ou Todos? Ou só a alguns, Quais?
Assunto retorna na primeira reunião de março, mas Ana Paula de Carvalho tem uma solicitação de posicionamento sobre este na próxima reunião.
b) Apresentação de proposta de seminário sobre COMPERJ, efetivamente sobre o impacto em Itaipuaçu e toda Maricá, inclusive influencia na solicitação pela Prefeitura deste duto suportar o sistema de esgoto municipal. Neste primeiro momento verificaremos a possibilidade de inteirarmos o máximo de populares possíveis, para somente depois traçarmos estratégias mediante consenso. (10 minutos)
• Comunicado: Em Reunião na ABES RIO, Ana Paula de Carvalho, comentou o interesse em que tal entidade moderasse encontro entre técnicos contra e a favor do tal empreendimento, com esclarecimento real da abrangência da obra ao Município e seus impactos para a Cidade. Solicitação acatada com toda a atenção e interesse do colegiado para tal fim. Ficam no aguardo do comunicado efetivo, com agendamento.
• Importante: Decisão do evento, data e local. Importante decidirmos hoje, para que possamos dar continuidade semana que vem.
i. Atos 2, Palladon, Severino Sombra, Esporte Clube Maricá, Rotary Clube Maricá.
ii. 07, 14 ou 21 de maio.
Determinada que será na primeira quinzena de maio, e já iniciar desde já verificar a disponibilidade de parcerias, membros e entidades envolvidas, apoios e local. Em paralelo neste mês e em março especificamente.

4) Outros assuntos
• TEMOS QUE INCENTIVAR A PRESENÇAS DE POPULARES, REPRESENTANTES PARTIDÁRIOS E GRANDE IMPRENSA NA PLENÁRIA DO DIA 16/02 E 21/02, ONDE SERÁ SOLICITADO AFASTAMENTO POR 90 DIAS DO GESTOR MUNICIPAL. CAMPANHA EM TODAS AS MÍDIAS LOCAIS E CONVITE AS MÍDIAS DE FORA, E GRANDE MÍDIA. ESTE TRABALHO DEVE INICIAR JÁ!
Na pauta da próxima reunião deve-se fazer um resumo dos contextos dos manifestos, mobilizações e abaixo assinados.
• Não houve inscrições, e a distribuição a alguns membros COMCID de Material para as Mobilizações
b) Agendamento próxima reunião
Será dia 18/02 no mesmo horário e local, foi levantada a possibilidade de ser feito em outro local pelo Professor Saraiva
c) Encerramento
Atenciosamente,
Ana Paula de Carvalho

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NÚMERO DA MANIFESTAÇÃO POPULAR DOS DIAS 12 e 13 DE FEVEREIRO

O Conselho da Cidade de Maricá - COMCID - Informa:
Abaixo Assinado pela Insatisfação Popular com o Abandono de Maricá
1 Abaixo Assinado Assinaturas
Assinaturas recolhidas nos dias 12 e 13/02/2011
1.1 Cordeirinho e Ponta Negra 330
1.2 Centro Maricá 260
1.3 São José 780
1.4 Inoã 390
1.5 Itaipuaçu 420
Assinaturas recolhidas pelo Movimento Luto por Maricá, que também serão enviadas ao Ministério Público = 380
Total de Assinaturas = 2.560
Obs.:
1) Algumas folhas ainda não foram computadas, pois os Coordenadores Local não tiveram oportunidade de entregá-las.
2) Muitas pessoas não tiveram oportunidade de Assinar, pois faltou tempo e recurso humano para colher assinaturas em Vários outros bairros de Maricá.
Vamos todos ao grande ATO PÚBLICO do dia 16/02 as 15 horas em frente a Câmara de Vereadores de Maricá, em apoio a CPI instalada.
Atenciosamente
Adm. Cesar Augusto Machado Filho
Conselheiro da Cidade de Maricá
Presidente do COMCID

TODOS JUNTOS NA QUARTA

A UNIDADE NA AÇÃO E NA LUTA POR UMA MARICÁ MELHOR
Maricaenses vamos fazer como Phoênix ou Fênix, que renasce das cinzas para renovar a esperança do mundo não acabar. Vamos renovar a esperança de livrar Maricá dessa gestão municipal, que tanta desilusão e destruição vem causando!
Nossas “armas de fogo” são a linguagem falada e escrita, o “punhal” é a nossa voz!
Em todo Movimento há pessoas que se diferenciam nas idéias, mas são pessoas de bem; pessoas que fazem da liberdade, da igualdade social e do combate à corrupção ideais e exemplo para as gerações.
Mas também há gente que faz das lutas pela ética e moral e por uma Maricá melhor, um jogo de interesses politiqueiros.
Alguns deles nos acusavam de irresponsáveis quando já prevíamos a quem Quaquá serviria e o golpe que daria transformando-nos em metropolitanos, condenando-nos a viver dependentes de verbas da União e da exploração da nossa privilegiada Biodiversidade Marinha e Terrestre, condenando as minorias a perderem seus costumes, cultura, história e identitidade: ribeirinhos e pequenos agricultores que em equilíbrio, protegem a natureza e recebem dela o pão de cada dia.
Tem gente que apoia a transformação da APA em Complexo Hoteleiro e residencial.
Tem gente que quer o emissário "veneno-duto" nas águas de Itaipuaçu.
E, há também àqueles que, até bem pouco tempo, usufruiam das mordomias e regalias, em conivência com o mau caratismo, com as mortes no HCML, com um Plano Diretor, aprovado no apagar das luzes; com o avanço desordenado de construções que escoam a sujeirada nas lagoas; com o roubo de areia, do bem público, que há anos enche os seus bolsos e coniventes com a aprovação do projeto que transforma o "repasse" dos royalties em verba de “receita”, permitindo o desvio dos “royalties” para outros fins, pagando os cargos comissionados da super estrutura ou complementando salários de alguns trabalhadores, que submissos pelo medo do desemprego, continuarão sendo cabos eleitorais de safados e “aproveitadores dos injustiçados sociais“.
No dia 15 de novembro de 2009, na Praça do Barroco, indignados com o abandono e com o aumento de óbitos no hospital municipal, o PSOL lançou em Itaipuaçu o “FORA QUAQUÁ“, em ação conjunta com o Instituto da Cidadania, Sindsprev/RJ Comunitário, Rádio Sideral FM 98.7 , TL “on line”, TVC, lideranças do Phs e demais partidos, como Gerhard, Carvalheda, Rademar, bem como representantes do movimento popular. Mas como era o primeiro ano de governo, a grande maioria da população mantinha a esperança em dias melhores; esperança que “morreu” à medida que o sucateamento em todas as áreas aumentou. Passamos a “sobreviver” com lixo, buracos, Ratos e insetos, lama, precarização nas relações de trabalho com os servidores, milhões de reais para shows (????), enquanto faltava o básico na saúde. Começamos a conviver com denúncias de desvio verbas, suspeita de licitações direcionadas, notas frias, etc.
O descontentamento fez surgir em outro extremo do Municipio o movimento “LUTO POR MARICÁ” e hoje unidos na ação e na luta, convidamos a todos e a todas para participarem dos Atos Públicos em defesa de Maricá e seus distritos.
MARICAENSES, FAREMOS COMO PHOÊNIX, QUE RENASCE DAS CINZAS PARA RENOVAR A ESPERANÇA DO MUNDO NÃO ACABAR! LUTE PARA QUE MARICÁ VOLTE A SER A PRINCESA DA REGIÃO DOS LAGOS E NOS DÊ ORGULHO DE MORARMOS E CRIARMOS NOSSOS FILHOS AQUI! ORGULHO DE ENVELHECER E MORRER AQUI!
É hora de defender nossas maiores riquezas: A DIGNIDADE E A LIBERDADE!
VAMOS TRANSFORMAR NOSSA INDIGNAÇÃO EM AÇÃO, OCUPANDO A RUA DA CÂMARA DOS VEREADORES, DESDE CEDO, NO DIA 16/02, QUARTA-FEIRA.
FORA BANDIDAGEM QUE ROUBA E HUMILHA O POVO DE ITAIPUAÇU E DE TODA MARICÁ! FORA EMISSÁRIO DO COMPERJ ENQUATO A POPULAÇÃO NÃO FOR INFORMADA, DISCUTIR E DECIDIR SOBRE ESSA QUESTÃO!
FORA CORRUPTOS QUE APROFUNDAM AS INJUSTIÇAS SOCIAIS E A “DISCRIMINAÇÃO AMBIENTAL“ CONTRA ITAIPUAÇU E BAIRROS POBRES DE MARICÁ !
FORA QUAQUÁ! CADEIA, JÁ!
IMEDIATA AUDITORIA NAS CONTAS PÚBLICAS!
QUARTA FEIRA ESTAREMOS JUNTOS! ATÉ LÁ!
Maria da Conceição Marques Porto e Santos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO CONSEGUIU MAIS DE DUAS MIL ASSINATURAS

COMCID MOBILIZA E POVO CORRESPONDE
Mais de duas mil assinaturas foram conseguidas neste dois dias nos postos montados pelo COMCID e diversas entidades representativas em todo o município.
Ontem à tarde, em Itaipuaçu, a AMCOMAR realizou evento semelhante, juntando as assinaturas as mais de mil conseguidas no dia de ontem.
Hoje, domingo 13 de fevereiro, outras mil assinaturas foram conseguidas em Itaipuaçu, Inoã, São José, Centro, Ubatiba e Ponta Negra.
Ao todo, mais de duas mil assinaturas foram incorporadas a documentação que será levada pelo COMCID ao promotor do estado.
O COMCID ainda estará mobilizado para conseguir novas assinaturas na quarta feira dia 16 antes e durante a primeira sessão da Cãmara dos Vereadores em 2011.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO CONTINUA NESTE DOMINGO

O COMCID e outras entidades de Maricá estarão juntas neste domingo na luta por uma Maricá melhor e pela deposição da atual administração municipal.
Os pontos previstos do movimento são:
PONTA NEGRA (pracinha da igreja)
CENTRO (praça Orlando de Barros Pimentel ao lado do Ponto Chic)
SÃO JOSÉ - Marine e em frente ao Supermercado Estrela do Sul
INOÃ - quadra poliesportiva no início da Estrada de Itaipuaçu
ITAIPUAÇU 1 - Rua Um na Viçosa
ITAIPUAÇU 2 - Barroco
ITAIPUAÇU 3 - Recanto
UBATIBA - itinerante
PARTICIPE!

PRIMEIRO DIA DO MOVIMENTO TEVE BONS RESULTADOS

POPULAÇÃO PROCURA LOCAIS PARA MANIFESTAR SEU DESCONTENTAMENTO
Aproximadamente 1000 assinaturas foram conceguidas no dia de hoje nos postos do COMCID e de de outras entidades que participaram do movimento para deposição do prefeito Washigmton Siqueira.
Os postos que hoje estiveram atuantes foram os do Barroco, Rua Um em Itaipuaçu, Inoã (centro), Marine, São José (junto com o movimento de coleta de doações para as vítimas da região serrana), Centro e Cordeirinho, que proporcionalmente obteve os melhores resultados.
O posto do Centro (ao lado da Casa de Cultura) ficará até a noite durante a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Participe! Leva sua indignação.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMCID E OUTRAS ENTIDADES REALIZAM ATO PÚBLICO EM TODO O MUNICÍPIO

Prezados Conselheiros da Cidade de Maricá, Delegados de Bairro e demais amigos moradores de Maricá.

Tendo em vista o atual gestor municipal sequer ter iniciado as Demandas eleitas em 2009 durante o Congresso da Cidade, pelos moradores de Maricá em seus respectivos Bairros.

Tendo em vista a total falta de obras de melhorias que deveriam ser realizadas pelo atual gestor;
Tendo em vista os enormes problemas na rede de saúde municipal;
Tendo em vista a falta de transparencia na utilização do dinheiro público em Maricá.

Estaremos realizando:

ATO PÚBLICO NOS DIAS:

12 e 13/02 das 10 as 12h nos seguintes pontos de Maricá:

Maricá - Centro no Ponto Chic
: Coordenação do COMCID: Conselheiros: Roberto Ferraz; Fátima; Marcelo; Adaury. Com a participação de moradores e representantes de Associações ou movimentos populares que quiserem apoiar.

Cordeirinho / Ponta Negra: Coordenação do COMCID: Conselheiros: Antonio Rodrigues; Vitor; Jandra; Nilton; Jadson; Nazaré e Vera Braz. Com a participação de moradores e representantes de Associações ou movimentos populares que quiserem apoiar.

São José : em frente ao Super Mercado Estrela do Sul: Coordenação do COMCID: Paulo de Miguez; Everaldo; Lima e demais moradores interessados em participar;

São José : na Entrada do Marine: Coordenação do COMCID: Maria dos Anjos (Dusanjos) e Edmilson. Com a participação de moradores e representantes de Associações ou movimentos populares que quiserem apoiar.

Inoã: em frente ao Centro Comercial: Coordenação do COMCID: Anna Quintanilha; Ana Cajueiro; Com a participação de moradores e representantes de Associações ou movimentos populares que quiserem apoiar.

Itaipuaçu: Recanto: Teremos uma Tenda com moradores voluntários

Itaipuaçu: Barroco: Coodenação do COMCID: Papai Noel e demais representantes comunitários local;

Itaipuaçu: Rua 1 : Teremos uma Tenda com moradores voluntários.


"Convidem todos os seus amigos e parentes para assinarem o Abaixo Assinado que será entregue ao Ministério Público"


Estaremos nestes lugares com panfletos, abaixo assinado e convocando a população para o dia 16/02 em frente a Câmara de Maricá.

No dia 16/02 Haverá o Clamor Popular contra o abandono em que se encontra Maricá.

Atenciosamente

Adm. Cesar Augusto Machado Filho
Conselheiro da Cidade de Maricá
Presidente do COMCID
Este abaixo assinado estaremos anexando ao Processo já protocolado no MP.

MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ SE REÚNE SEXTA 11 DE FEVEREIRO ÀS 17:30H

Carta de Convocação – 03/2011

Reunião Movimento LUTO por Maricá

Maricá, 11 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00

Local: RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).

Convocação a quem possa interessar para a Reunião do Movimento Luto por Maricá, no dia 11 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:00 na RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).

Pauta/Programa:
--------------------------------------------------------------------------------
1) Abertura da reunião com a indicação do moderador e secretariado [17:30/17:35]
2) Assuntos em Pauta [17:35/19:00]:
a) Apresentação dos modelos relacionados ao IPTU em Juízo. Lembrando que restarão poucos dias e por isto necessitamos urgência na decisão desta ação. – Por: Claudio Ramos – 17:35/17:55 (10 minutos exposição, mais 10 aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
b) Manifestações no fim de semana estimuladas pelo COMCID, nos 4 distritos de Maricá. Expor os locais de concentração em cada distrito nos dias 12 e 13, horários, e materiais – Por César Augusto - 17:55/18:15, (10 minutos exposição, mais 10 minutos aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
· FOCO: Solicitação afastamento por 90 dias conforme processos na Câmara, deposição por incompetências generalizadas, assim como a intervenção do estado diante às improbidades administrativas.
c) Convocação de Reunião Rádio Sideral a moradores de Itaipuaçú, assuntos diversos no dia 12/02 às 16:00 - Por: Vicente Silva – 18:15/18:35, (10 minutos exposição, mais 10 minutos aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
d) Manifestações nos dias 16 e 21 com presença popular na Câmara de vereadores. - Por: TODOS – 18:35/18:55, (10 minutos exposição, mais 25 minutos aberto para perguntas, debates direcionados ao tema e conclusão)
· FOCO: Solicitação afastamento por 90 dias conforme processos na Câmara, deposição por incompetências generalizadas, assim como a intervenção do estado diante às improbidades administrativas.
3) Pendências/Conclusões da Reunião anterior [18:55/19:15]:
a) Discussão sobre a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento. Como conseqüência, solicitação de revisão dos atos, principalmente ao apresentado na última ata, por compra de medicamentos faturados em até 600% acima do valor de mercado. (10 minutos)
Pendências:
· Os presentes já verificaram juntos aos colegiados o interesse em participar desta ação conjunta?
· César Augusto, o que é necessário apresentar para formar este processo?Em quanto tempo é possível que fique pronto?
· Em quais instrumentos levaremos a solicitação: prefeitura, MP, Câmara de Vereadores, ALERJ, Secretaria de saúde do Estado? Ou Todos? Ou só a alguns, Quais?
b) Apresentação de proposta de seminário sobre COMPERJ, efetivamente sobre o impacto em Itaipuaçu e toda Maricá, inclusive influencia na solicitação pela Prefeitura deste duto suportar o sistema de esgoto municipal. Neste primeiro momento verificaremos a possibilidade de inteirarmos o máximo de populares possíveis, para somente depois traçarmos estratégias mediante consenso. (10 minutos)
· Comunicado: Em Reunião na ABES RIO, Ana Paula de Carvalho, comentou o interesse em que tal entidade moderasse encontro entre técnicos contra e a favor do tal empreendimento, com esclarecimento real da abrangência da obra ao Município e seus impactos para a Cidade. Solicitação acatada com toda a atenção e interesse do colegiado para tal fim. Ficam no aguardo do comunicado efetivo, com agendamento.
4) Outros assuntos [19:15/19:40]
FÓRUM COMPERJ - INTERCEPTOR OCÊANICO

· TEMOS QUE INCENTIVAR A PRESENÇAS DE POPULARES, REPRESENTANTES PARTIDÁRIOS E GRANDE IMPRENSA NA PLENÁRIA DO DIA 16/02 E 21/02, ONDE SERÁ SOLICITADO AFASTAMENTO POR 90 DIAS DO GESTOR MUNICIPAL. CAMPANHA EM TODAS AS MÍDIAS LOCAIS E CONVITE AS MÍDIAS DE FORA, E GRANDE MÍDIA. ESTE TRABALHO DEVE INICIAR JÁ.

· Inscrição
b) Agendamento próxima reunião [19:40/19:50]
c) Encerramento [19:50/20:00]
Atenciosamente,
Ana Paula de Carvalho

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FABIANO SAI, FABRÍCIO ENTRA. FABRÍCIO SAI, FABIANO ENTRA

ELE VOLTOU! FABRÍCIO FOI VEREADOR POR TRÊS DIAS! FABIANO HORTA NÃO FICOU FRENTE A FRENTE COM TIAGO RANGEL

Nesta terça, 8 de fevereiro, o vereador Fabiano Horta justificou a uma revista da região, sua permanência na Câmara dos Vereadore: "Desde 2010 ficou conversado com o prefeito Quaquá que em 2011 eu assumiria uma secretaria municipal. No início deste mês cheguei a me licenciar da Câmara de Vereadores, entretanto, o prefeito reuniu nossa base no fim de semana e na ocasião do encontro resolvemos esperar o retorno dos trabalhos. Portanto, permaneço como vereador. Deixo para certificar minha ida para governo municipal em março”, disse Horta.
O que fica parecendo que foi uma excelente jogada política para que Fabiano Horta não ficasse à frente do Sr. Tiago Rangel no seu último depoimento na tarde da sexta feira dia 04 de fevereiro. O depoimento de Tiago estava marcado para às 14 horas e ao meio dia, o Vereador Fabiano entregou ao presidente da casa e seu pedido de afastamento, informando inclusive que iria receber remuneração advinda da Secretaria que ele iria comandar.
Fabrício Bittencourt foi vereador por três dias, mas como não teve sua posse homologada, não precisou se afastar de seu trabalho, embora tenha sido apresentado oficialmente como vereador no encontro de Pastores Evangélicos no dia 05 de fevereiro no Colégio Cenecista, conforme nota da Secretaria de Comunicação transcrita abaixo.

Prefeito se reúne com líderes evangélicos no Cenecista

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se reuniu com cerca de 60 pessoas, entre pastores e líderes evangélicos do município, para um café da manhã, sábado (5/02), das 10 às 13 horas, no auditório do Colégio Cenecista de Maricá.
Participaram, além do prefeito Washington Quaquá, o subsecretário de Energia e Iluminação Pública, Adelso Pereira, a subsecretária de Políticas Religiosas, Mônica Fialho, e o vereador Fabrício Bittencourt, além do presidente da Associação de Ministros Evangélicos (AME), pastor Sérgio Luiz, do presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Maricá (AMEM), pastor Rostião Pereira, e o vice-presidente da UNIPIA, pastor Eudes Azevedo.
O encontro fez parte da agenda de reuniões do Chefe do Executivo com pastores evangélicos de Maricá, que acontecem regularmente todo segundo sábado de cada bimestre. Foram discutidos temas de interesse da comunidade cristã, como a grande vigília “Clamor por Maricá”, que acontecerá no dia 26 de fevereiro, das 22h às 6h, no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel; a oferta de um espaço de oração no local que será chamado “Monte das Oliveiras”, possivelmente em Itapeba (atrás do restaurante Costelão na Brasa); a construção de duas unidades da Praça da Bíblia, a primeira em Inoã, a segunda em Araçatiba, cuja verba já está disponível para as obras; e a prestação de contas pelo Chefe do Executivo maricaense, com abertura para perguntas.

Texto: Fernando Uchôa Fotos: Clarildo Menezes
Prefeitura Municipal de Maricá Secretaria de Comunicação Social

Tel.: 3731-0289

Ele voltou atrás apenas para votar contra o povo de Maricá.

A finalidade dele hoje é só nos prejudicar para garantir os 5 votos contra o afastamento. Ele é fiel aos conluios com executivo!

Depois lavando as mãos e dando a banana para a população e assumindo cargo no executivo, fazendo fortuna e não precisando nem mesmo voltar a cargos políticos, pode virar um novo tipo de Maria Helena ou Sereno (ocupando cargos estratégicos para o PARTIDO).

E, sendo assim acredito que temos que exigir o máximo de sim, nem que seja ocupando a Câmara! Só sair de lá com o afastamento do executivo APROVADO!

Eles estão ali para garantir que a roubalheira permaneça por mais 2 anos, por isto temos que o sim saia por bem ou por mal! Porque ai vai para os jornais todos sim! E, temos que cair sobre o Castor e principalmente seu partido, não intervindo no posicionamento desta pessoa é omissos e omissão é crime.

Se o partido não concorda com que o seu representante está fazendo naquele colegiado e não requisitar o cargo IMEDIATAMENTE já que pertence ao partido e não ao eleito. Se permite está sendo CONIVENTE com todo o resultado e principalmente com o voto daquele que debochadamente foi o primeiro a chegar ao churrasco na casa do prefeito (eu vi com meus próprios olhos e foi espalhado posteriormente na mídia, pelo foguetórios naquele dia e confirmado por vereadores), para comemorar a derrota popular.

Temos que ter em mente que esta É A NOSSA ULTIMA CHANCE JUNTO A CÂMARA! Temos que ter presença em massa, eles tem que temer nossa união! TEMOS QUE INIBIR A PRESENÇA DESTES MAL FEITORES! TRAIDORES!

O ideal é que nem consigam entrar na Câmara! Se não estão com a população está contra ela! Temos a obrigação de retribuir na mesma moeda!

A mídia tem que ir sobre eles todos os dias cobrando o posicionamento!

MANIFESTAÇÃO POPULAR

Mensagem de COMCID - Conselho Municipal da Cidade de Maricá
MOBILIZAÇÃO POPULAR - Exmos Srs. Delegados de Bairro e Conselheiros da Cidade de Maricá; Ilmos. Srs Representantes de Associações de Moradores e Demais Entidades registradas em Maricá; Ilmos. Srs. Representantes de Movimentos Populares; Ilmos. Srs. Moradores e admiradores de Maricá.
O CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MARICÁ - COMCID, CONVIDA a todos para participar da MOBILIZAÇÃO POPULAR e assinarem o ABAIXO ASSINADO da INSATISFAÇÃO POPULAR PELO ABANDONO ADMINISTRATIVO E FALTA DE OBRAS MUNICIPAL EM MARICÁ, que será encaminhado ao Ministério Público.
OS CONSELHEIROS DA CIDADE junto a demais moradores e representantes de movimentos populares existentes em Maricá, estarão com TENDAS; FAIXAS; CARTAZES; PANFLETOS E O ABAIXO ASSINADO a partir das 10 horas do dia 12 e 13/02/2011 (Sábado e Domingo), nos Bairros de: Ponta Negra; Cordeirinho; Maricá; São José de Imbassaí; Inoã e Itaipuaçu.
VAMOS MOSTRAR AOS VEREADORES que estamos acompanhando todo processo de investigação (C.P.I.) e que, aquele que acoberta uma Improbidade, também será responsabilizado pela mesma.
PARTICIPE E LUTE PELA NOSSA CIDADE MARICÁ. Maricá, 08 de Fevereiro de 2011.
Adm. Cesar Augusto Machado Filho -Conselheiro da Cidade de Maricá - Presidente E-mail: cesar_a_m_filho@hotmail.com (21) 9655-7731 (vivo)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

REUNIÃO MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ - 04 DE FEVEREIRO 2011

Reunião Movimento LUTO por Maricá - Fevereiro / 2011

Maricá, 04 de fevereiro de 2011 (sexta-feira) das 17:30 às 20:05
Local: RUA DOMÍCIO DA GAMA 169, CENTRO (em frente ao Supermercado Estrela do Sul).
Presentes:
1. Adailton Silva Filho - PTN
2. Alexandre Oliveira – Diretor do PSDB Maricá e Conselheiro da Cidade
3. Ana Paula de Carvalho – Membro do Movimento LUTO por Maricá
4. César Augusto Machado Filho - AMASJI e Conselheiro da Cidade
5. Claudio Ramos – Advogado - PDT
6. Cristina Nunes - Assistente Social PUCS, candidata ao Conselho Tutelar e moradora de Maricá
7. Eduardo - Presidente da FAMMAR (em via de)
8. Érika – Moradora de Maricá
9. Fátima Cristina – Moradora de Ubatiba
10. Lino Carvalho – Jornalista A Folha Litorânea/Maricá
11. Maurício Nascimento – Membro Movimento LUTO por Maricá
12. Pery Salgado – Editor dos jornais Barão de Inohan e Culturarteen
13. Professor Saraiva – Presidente PSOL Maricá
14. Romário de Barros – Informativo Lei Seca Maricá
15. Solange Frejó – Assistente Social PUCS, candidata ao Conselho Tutelar e moradora de Maricá
16. Vicente Silva - Ass. Cultural de Radiofusão Comunitária de Costa Verde
17. Wladimir Nikolay Vichenko
Pauta/Programa:
--------------------------------------------------------------------------------

a. Apresentação de proposta de seminário sobre o COMPERJ, efetivamente sobre o impacto em Itaipuaçu e toda Maricá, inclusive influencia na solicitação pela Prefeitura deste duto suportar o sistema de esgoto municipal. Neste primeiro momento verificaremos a possibilidade de inteirarmos o máximo de populares possíveis, para somente depois traçarmos estratégias mediante consenso - Por: Pery Salgado

Posicionamento do Movimento LUTO por Maricá, quanto ao emissário submarino do COMPERJ: O Movimento LUTO por Maricá tem como posicionamento ser contra toda imposição de opinião e a favor de munir de informação para que cada cidadão possa fazer sua análise e tomar sua opinião própria e individual.

Para isto, pretendemos fomentar momentos onde as pessoas relacionadas ao projeto apresentem especificamente OS IMPACTOS PELO EMISSÁRIO SUBMARINO em Itaipuaçu. Onde pessoas que são a favor e as que são contras possam instrumentar e apresentar seus posicionamentos técnicos a todos os cidadãos interessados, moderados preferencialmente por colegiado de competência relacionado e imparcial ao empreendimento. Que antecedesse a audiência pública com tempo hábil para demais esclarecimentos se necessário.

Será respeitada a opinião individual de membros do movimento, o que não representa a opinião coletiva do movimento. Para nós o mais importante não é nossa opinião particular (este assunto deve ser analisado e decidido pela coletividade) e sim capacitar o cidadão para ter a própria, de maneira que futuramente possa exercê-la inclusive politicamente.

Partindo deste princípio o Sr. Vicente Silva, está em contato com o Sr. Gerhard Sardo que solicitou ao Secretário Carlos Minc uma data para este debate esclarecedor. Aos que quiserem se inscrever para apresentação de conteúdos devem fazê-lo pelo e-mail da rádio Sideral, radiosideralfm@yahoo.com.br, para que possamos organizar adequadamente o evento.

Este evento será agendado em tempo de ser de organizado, firmar tais contatos e permitir que ambos os lados pró e contra (e técnicos) se instrumentalizem como melhor convier. Se inscrevam (nós organizemos a programação) e todos apresentem seus posicionamentos

Foi levantado que este assunto (no momento) é uma estratégia da atual gestão municipal para desviar a atenção aos fatos que estão por vir, a votação para impedimento de mandato do Executivo por 90 dias com data prevista para dia 16 e 21.02.11, gerando expectativa e discórdia entre a população, confrontos de opiniões e demais embates de caráter político de maneira que se desviem dos objetivos em comum para a Cidade.

Com esta apresentação e diante a organização do evento apresentado acima, devemos paralelamente ao tratar do evento, dar continuidade a estes objetivos comuns com todo o empenho e urgência necessária.

Foi solicitado á imprensa presente que evidencie tal situação manipuladora da atual gestão, na tentativa de desviar a atenção para a real necessidade urgente de reivindicação popular, gerando discórdias em moradores de assunto que ainda pode ser tratado com menos urgência em detrimento de todos os problemas municipais existentes. Criando um clima desagregador, num momento em que nós devemos mais uma vez nos unir diante ao colapso de nossa Cidade.

Antes de encerrar este assunto Sr. Vicente informou que o terrorismo municipal, seria instrumento estratégico de tentar polemizar moradores. Técnicos que se diziam da Petrobras instalaram marcos na Rua 58, em Itaipuaçu, em lugares residenciais inclusive, informando que por ali passaria o emissário, coincidentemente o Sr. Secretário Celso Cabral, através de folheto, convidava moradores para na noite de sexta, no Bar do Joel no Recanto, se reunirem e neste momento fossem discutidos tais assuntos relacionados ao emissário do COMPERJ.

Para o movimento, estas informações só corroboraram com os posicionamentos de estratégia para desvirtuar a atenção.

b. Discussão sobre a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde diante o que está estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 333 do CNS, de 04 de novembro de 2003, em sua Organização, Estrutura e Funcionamento. Como conseqüência, solicitação de revisão dos atos, principalmente ao apresentado na última ata, por compra de medicamentos faturados em até 600% acima do valor de mercado.

· Os presentes já verificaram juntos aos colegiados o interesse em participar desta ação conjunta?

· César Augusto, o que é necessário apresentar para formar este processo? Em quanto tempo é possível que fique pronto?

· Em quais instrumentos levaremos a solicitação: prefeitura, MP, Câmara de Vereadores, ALERJ, Secretaria de saúde do Estado? Ou Todos? Ou só a alguns, Quais?

Todas estas pendências serão tratadas em próxima reunião, por falta de presença de representação de alguns destes colegiados sugeridos por membros presentes na reunião anterior.

c. Muitos na internet solicitam manifestação para afastamento e/ou deposição da atual gestão por incompetências e não atendimento das necessidades populares.

Foi comunicado o sucesso do manifesto na segunda feira, durante a visita do Governo do Estado, onde Sr. Vicente Silva entregou em mãos o documento para o Sr. Governador Sérgio Cabral e o Sr. César Augusto entregou em mãos para o Vice Governador Pezão. Outras cópias foram distribuídas às mídias para comunicação pelo Sr. Pery e que uma delas resultou o informativo no jornal O FLUMINENSE.

O Sr. Romário complementou que naquela manhã a Band News FM (entregue pelo Sr. Pery) também informou de tal manifesto.

No dia seguinte o Governo do Estado informou estar sendo informado constantemente do que vem acontecendo em nossa cidade e demonstrou preocupação (que foi confirmado em seu pronunciamento ao falar dos 10 mandamentos, com ênfase em um deles). O Sr. Governador e vereadores que tomaram conhecimento de tal manifesto parabenizaram pela iniciativa, que só veio a somar e a contribuir com o esforço em transmitir o que vem acontecendo em nosso Município. Assim como, fomentou a necessidade de um encontro possivelmente antes das plenárias, de Vereadores e Governo Estadual que já está ciente inclusive da solicitação de afastamento do gestor municipal por 90 dias diante aos problemas averiguados pela CPI e demais improbidades em nossa Cidade.

Aproveito para afirmar que as datas das plenárias serão 16/02 leitura e 21/02 votação CPIs. Lembrando que devemos estar presente em massa e convidar a todos de maneira que possamos com nosso grande número intimidar pacificamente os vereadores que até ao momento se demonstram contra as solicitações populares, alegando cunho político partidário.

Sr. Pery, solicitou constar em ata que: a Sra. Anna Maria de Carvalho Quintanilha (moradora e membro do CCS) e a Sra. Denise Marchon (moradora e membro da Pastoral), se recusaram a assinar tal manifesto de intervenção alegando não terem autorização do colegiado a que são membros e, independentes de suas funções mediante não consultá-los, ainda que o Sr. Pery Salgado tenha sugerindo que assinassem enquanto cidadãs moradoras, as mesmas não aceitaram o convite.


d. Ações civis pública com pedido de tutela antecipada encaminhada ao Juiz de Direito de Maricá, pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Niterói.

· Já existe data para manifesto frente ao Fórum?

· Já existe audiência marcada para análise dos assuntos?

· Como e quem as pessoas interessadas a testemunhar devem contatar? (serve para todas as ações conforme apresentada em ata anterior

Ainda não existe a data para manifestação frente ao Fórum por falta de agendamento, mas está agendada manifestações nos 4 distritos, a partir do dia 12/02 (sábado próximo), inclusive em continuidade ao abaixo assinado para deposição da atual gestão.

Serão utilizadas tendas, folhetos, confeccionados e camisas. O ideal é que cada pessoa prestigie a sua região e a imprensa cubra todos os pontos de manifestações, inclusive que as divulgue antecipadamente, convidando a participações e depois apresentando resultados.

Ficou firmado que nestas manifestações devem focar somente a atual gestão municipal e sua incapacidade de gerir a cidade, e de intimidação aos vereadores que insistem em não ouvir os apelos da população. Isto é Solicitando afastamento por 90 dias conforme processos na Câmara, solicitar deposição por incompetências generalizadas, assim como a intervenção do estado diante às improbidades administrativas.

Estas mobilizações devem se estender pelo tempo que for pertinente e terão como organizadores centrais o COMCID e seus membros. Estas manifestações populares apartidárias, principalmente as que a mídia notificar serão instrumentos balizadores e sensibilizadores para serem apresentados à(ao) Juiz(a) de maneira a esclarecer que todas estas movimentações são espontaneamente por união e decisão popular e não de partidos políticos com intenção a golpe como foi apresentado em jornais.

Então tenhamos atenção à convocação, às mobilizações e prestigiemos tais ações de forma que o resultado nos retorne numa política mais limpa e transparente para nosso futuro em toda Maricá. O movimento LUTO por Maricá, FORA QUAQUA, entre outros movimentos sociais confirmam presença nestas ações, cada qual com sua bandeira, suas insígnias e suas palavras numa mobilização para uma causa comum e que nos une por nossas aflições.

Outras manifestações foram sugeridas em continuidade de apresentação das insatisfações populares diante ao quadro de calamidade de gestão em nosso Município. Inclusive durante as festas carnavalescas sem ofuscar o momento de descontração e lazer desta data.

Sugestões Caricatas foram apresentadas, como: Bloco do Pato Mingrana que eu Gosto!

Para quem quiser colaborar com estas manifestações e apresentar sua contribuição por e-mail: apc_anapaula@hotmail.com que será repassado aos organizadores.

Quanto aos interessados em testemunhar em juízo devem buscar o Conselheiro do COMCID referente à localidade em questão. Os contatos serão divulgados o mais breve via email.

e. IPTU em Juízo – Por: Eduardo Santarelli Manno

Na ausência do Sr. Eduardo Santarelli Manno, o tema foi abordado pelo Sr. Cláudio Ramos, advogado com experiências em ações semelhantes anteriores.

Ele fez uma retrospectiva, atentando que no passado (até 1998) como vereadores recebiam participações deste valor, e que inclusive este imposto era significativo, contaram com aumento de 300% naquela ocasião, várias associações e entidades se uniram reivindicando acabar com tal privilégio aos membros do legislativo.

Hoje, com informações levantadas recentemente, todos os IPTUs representam 6% dos recursos de nossa prefeitura, isto é, não significa grandes paralisações para a Cidade, até porque a cidade já não funciona hoje, mas principalmente representa mais uma forma de protestarmos pela ausência e/ou deficiência em todos os serviços municipais prestados.

A ação popular (gratuidade de justiça) conjunta estaria contextualizada em tal discurso apresentado e teria o intuito de mais uma vez protestarmos contra atual gestão. Para isto devem ser juntados: procuração ao advogado, espelho do carnê e parcelas (que podem ser pagas parceladamente em juízo através de quem estará montando o processo.

O próprio Sr. Cláudio Ramos se disponibilizou a tal ação, atentando que no nível de protesto basta 100 pessoas inicialmente para instituir o processo e poderão posteriormente mais pessoas participarem. Este número já é interessante para num princípio mobilizar a mídia da situação política de incompetência governamental.

Atentou que devemos garantir a legitimidade não conferindo a locatários inferirem em prol do locador (dono), pois o governo sempre buscará forma de impedir tais ações, e esta é uma brecha desnecessária.

O texto da ação, procuração e demais itens necessários estarão prontos a partir da terça-feira, o ideal é que seja feito um contato anterior pelo e-mail claudioramos@marinter.com.br, procurar Clemilda.

Se realmente existe o interesse em tal ação devemos buscar o quanto antes, pois dia 18/02 é quando vence a primeira parcela. Ao menos 100 pessoas devem constar para abrir o processo, lembrando que se pode pagar a primeira parcela normalmente e pagar as seguintes em juízo.

Ainda em palavra, o Sr. Claudio Ramos disponibilizou espaço para colocação de banner (4x3m) do movimento, frente ao escritório, local de grande circulação com fins de aumentar a visibilidade do movimento, o qual agradecemos desde já. Houve consenso positivo nesta atitude e urgente necessidade de tal iniciativa.

Sr. Pery informou que tal banner pode sair por R$ 25,00 m2, isto é R$ 300,00. E, verificaremos na próxima reunião como nos organizaríamos para isto: se cotizaremos entre os membros, se haverá patrocinadores (comércio e afins) ou por colaboradores que permanecem em sua liberdade de anonimato.

f. Exposição de proposta como estratégia de como enfrentar a questão da inoperância da Prefeitura, em face da realidade do crescimento da cidade, em função do desenvolvimento econômico da região – Por: Maurício do Nascimento

Diante tanta indignação ao estado de calamidade na gestão pública atual, com uma visão futura em longo prazo, sugere a elaboração de PLANO ESTRATÉGICO DE POLÍTICAS PÚBLICAS para nosso Município, com vistas ás demais normas, regulamentos específicos, mas principalmente pautado no que os cidadãos moradores residentes desejam para Maricá. Inclusive definindo o que queremos de Maricá, identificando talentos inerentes e vocação da localidade.

Este documento seria apresentado a todo o possível candidato ao cargo no executivo e no intuito que este se comprometesse a cumprir com as metas ali estabelecidas dentro do seu plano de gestão.

Maricá está num processo de favelização acelerada identificada por agentes do IBGE, isto é, na ultima contagem apontou mais de 100 áreas em favelização, diante ao levantamento anterior de 33 pontos específicos.

Muitos participantes informaram que por vezes políticos cobraram projetos de nossos gestores pois já havia verba para tais implementações, mas jamais um destes foi apresentado, como ciclovias, casas populares entre outros.

Acredita-se que não há tempo e (pior) interesse na atual gestão em realizar o PPA (Plano Plurí Anual) em bases deste planejamento, mas podemos solicitar compromisso aos futuros candidatos com este plano gestor.

Neste está contemplado todas as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da cidade conforme necessidades e interesses apresentados pela população.

O Sr. Maurício afirmou, utilizando a frase de Albert Einstein, “Insanidade é Continuar Fazendo sempre uma MESMA Coisa e Esperar Diferentes RESULTADOS”, como sugestão de tentarmos anteceder nossos interesses coletivos, ao invés de dar espaço a projetos de cunho pessoal e político e seu partido, deixando-nos á margem do que efetivamente necessitamos e queremos para nossa Cidade.

Todos os presentes se entusiasmaram com tal apresentação e devemos fomentar Fóruns de discussão necessários para levantar interesses populares, definindo assim “Que Maricá Queremos”, tema sugerido também pelo Sr. Colaço em pautas anteriores.

g. TEMOS QUE INCENTIVAR PRESENÇAS DE POPULARES NA PLENÁRIA DO DIA 16/02, ONDE SERÃO APRESENTADOS RESULTADOS DA CPI E DIA 21/02 QUANDO SERÁ VOTADO O AFASTAMENTO POR 90 DIAS DO GESTOR MUNICIPAL. CAMPANHA EM TODAS AS MÍDIAS LOCAIS E CONVITE AS MÍDIAS DE FORA, E GRANDE MÍDIA. ESTE TRABALHO DEVE INICIAR JÁ, POR TODA A MÍDIA E POR TODO CIDADÃO MARICAENSE QUE ANSEIA POR UMA POLÍTICA VOLTADA AOS NOSSOS ANSEIOS E NÃO AOS INTERESSES PESSOAIS DE POLÍTICOS LOCAIS.

h. Fica agendado para a próxima sexta-feira, dia 11/02, às 17:30 no mesmo local a reunião do Movimento LUTO por Maricá e demais interessados, com a certeza dos assuntos abaixo em pauta:

· Apresentação dos modelos relacionados ao IPTU em Juízo, lembrando que restarão poucos dias e por isto necessitamos urgência na decisão desta ação.

· Manifestações no fim de semana estimuladas pelo COMCID, nos 4 distritos de Maricá.

· Manifestações nos dias 16 e 21 com presença popular na Câmara de vereadores.

i. Encerrada 20:05

Atenciosamente,

Ana Paula de Carvalho

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CARTA ABERTA AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Manifesto Popular ao Governo Estadual

Solicitação de Intervenção

Ao Exmº Governador do Estado do Rio de Janeiro

Sr. Sérgio Cabral Filho


Assunto:
Intervenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro na Gestão Municipal do Prefeito Washington Cardoso Siqueira.

Justificativa:
Improbidades administrativas e incompetência do gestor municipal e sua governança, com o apoio da Câmara de Vereadores diante ao colapso do sistema de saúde, educação e segurança pública entre outros serviços essenciais.



Maricá, 31 de janeiro de 2011

Ao Exmo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro
Sérgio Cabral Filho.

Assunto: Intervenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro na Gestão Municipal do Prefeito Washington Cardoso Siqueira.
Justificativa: Improbidades administrativas e incompetência do gestor municipal e sua governança, com o apoio da Câmara de Vereadores diante ao colapso do sistema de saúde, educação e segurança pública entre outros serviços essenciais.

Sr. Governador Sérgio Cabral Filho,
O Movimento popular apartidário LUTO por Maricá através de seus representantes, verificando junto às pesquisas de opinião pública um índice superior a 80% de reprovação do Poder Executivo Municipal, vêm solicitar a intervenção na Gestão Municipal do Prefeito Washington Siqueira através do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por incompetência generalizada do gestor e sua governança diante ás improbidades administrativas e descaso com a população.
Através deste documento pedimos a apuração das denúncias ao MP e demais instrumentos para que se inicie uma auditoria de cotas dos repasses e arrecadações que foram destinados a este Município desde 2009 até à presente data. Verificar não só seus valores e destinação real de recursos como o não comprometimento para a que se destina, auditando obras como a Estrada de Itaipuaçu, UPA e inclusive os recursos destinados após as chuvas do ano passado, a qual debilitou bastante nosso município, que até hoje sofre com tantos transtornos.
O sistema de saúde sofre com superfaturamentos e má conservação, ausência de profissionais de saúde em todos os segmentos assim como no Hospital Conde Modesto Leal, que mediante a elevada mortandade e falta de atendimento deficiente em sendo chamado de Portal da Morte. A aquisição de medicamentos, que conforme a última ata do Conselho Municipal de Saúde constatou-se compras com até 600% acima do valor do varejo, assim como a Constituição desta não respeita a Organização, Estrutura e Funcionamento conforme a Resolução 333 do Conselho Nacional de Saúde, de 04 de novembro de 2003, tornando seus atos contestáveis.
No Ministério Público existem diversas petições de Instrumentos Comunitários, individuais e CPIs para averiguações junto á Câmara dos Vereadores da Cidade de Maricá destas e outras irregularidades que necessitam ser do conhecimento do governo estadual. Existem informações publicadas recentemente que garantem haver os dois terços necessários da Câmara Municipal para instaurar uma comissão processante e afastamento do prefeito até que o Ministério Público Estadual conclua as investigações, assim como afirmam a existência de provas suficientes que configuram improbidade administrativa.
Diante ao exposto solicitamos oficializar conhecimento deste e outros assuntos referentes ao colapso da administração pública local e intervir da melhor forma processual no sentido de salvaguardar o bem estar publico e preservar a ordem social de nossa comunidade.

Atenciosamente, MOVIMENTO LUTO POR MARICÁ

OPINIÃO

OPINIÃO

Você se importa com a opinião que os outros têm a seu respeito?
Se a sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma. Que se conhece. É autossuficiente.
No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso pode lhe ser prejudicial.
O primeiro sintoma de alguém que está sob o jugo da opinião alheia, é a dependência de elogios.
Se ninguém disser que o seu cabelo, a sua roupa, ou outro detalhe qualquer está bem, a pessoa não se sente segura.
Se alguém lhe diz que está com aparência de doente, a pessoa se sente amolentada e logo procura um médico.
Se ouve alguém dizer que está gorda, desesperadamente tenta diminuir o peso.
Mas se disserem que é bonita, inteligente, esperta, ela também acredita.
Se lhe dizem que é feia, a pessoa se desespera. Principalmente se não tem condições de reparar a suposta feiura com cirurgia plástica.
Existem pessoas que ficam o tempo todo à procura de alguém que lhes diga algo que as faça se sentir seguras, mesmo que esse alguém não as conheça bem.
Há pessoas que dependem da opinião alheia e se infelicitam na tentativa de agradar sempre.
São mulheres que aumentam ou diminuem seios, lábios, bochechas, nariz, para agradar seu pretendido. Como se isso fosse garantir o seu amor.
São homens que fazem implante de cabelo, modificam dentes, queixo, nariz, malham até à exaustão, para impressionar a sua eleita.
E, quando essas pessoas, inseguras e dependentes, não encontram ninguém que as elogie, que lhes diga o que desejam ouvir, se infelicitam e, não raro, caem em depressão.
Não se dão conta de que a opinião dos outros é superficial e leviana, pois geralmente não conhecem as pessoas das quais falam.
Para que você seja realmente feliz, aprenda a se conhecer e a se aceitar como você é.
Não acredite em tudo o que falam a seu respeito. Não se deixe impressionar com falsos elogios, nem com críticas infundadas.

Seja você. Descubra o que tem de bom em sua intimidade e valorize-se. Ninguém melhor do que você para saber o que se passa na sua alma.
Procure estar bem com a sua consciência, sem neurose de querer agradar os outros, pois os outros nem sempre dão valor aos seus esforços.
A meditação é excelente ferramenta de autoajuda. Mergulhar nas profundezas da própria alma em busca de si mesmo é arte que merece atenção e dedicação.
Quando a pessoa se conhece, podem emitir dela as opiniões mais contraditórias que ela não se deixa impressionar, nem iludir, pois sabe da sua realidade.
Nesses dias em que as mídias tentam criar protótipos de beleza física, e enaltecer a juventude do corpo como único bem que merece investimento, não se deixe iludir.
Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma. A eterna juventude é atributo do Espírito imortal.
O importante mesmo é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem.
A opinião de alguém só deve fazer sentido e ter peso, se esse alguém estiver realmente interessado na sua felicidade e no seu bem-estar.

* * *

Nenhuma opinião que emitam sobre você, deve provocar tristeza ou alegria em demasia.
Os elogios levianos não acrescentam nada além do que você é, e as críticas negativas não tornarão você pior.
Busque o autoconhecimento e aprenda a desenvolver a autoestima.
Mas lembre-se: seja exigente para consigo, e indulgente para com os outros.
Eis uma fórmula segura para que você encontre a autoconfiança e a segurança necessárias ao seu bem-estar efetivo.
E jamais esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que procede da alma justa e nobre.
Pense nisso, e liberte-se do jugo da opinião dos outros.
Redação do Momento Espírita.



A importância da opinião individual

Quando a ignorância for utilizada como escudo protetor, o comodismo superar a busca de informações corretas e legítimas, diante a indiferença de todos, ambos criam um abismo entre a população e seus gestores. Cabe ás pessoas mais envolvidas comunitariamente, assim como o jornalismo autêntico desmistificar certos impasses sociais, que ao fim são usados pelos dois contrapostos, isto é, os que apóiam as grandes obras (governamentais ou não) e os ativistas incondicionais, ao ponto do terrorismo na sua forma mais explicita e dissimulada.

Existem temas diversos para este assunto, mas irei me ater aos Técnicos Empreendedores e aos Técnicos Ativistas, sobre o tema Meio Ambiente. Estes dois extremos se digladiam numa luta imoral pela desinformação às populações envolvidas. Esta última, a população, fica desamparada sem saber para onde correr, ou em quem acreditar por não ter o amparo técnico-social necessário para formalizar uma opinião concisa. Se por um lado existe a evidência de uma indústria de EIA/RIMAS (vale ler texto: Os licenciamentos ambientais de mentirinha, por Henrique Cortez) que ele aponta como um instrumento para atender às exigências mínimas legais, que corrobora para a insegurança na qualidade, veracidade e o compromisso destes estudos.

Que verificamos nitidamente, seja em Seropédica, Belo Monte e até mesmo quanto à manipulação do Código Florestal entre outras, diante aos interesses econômicos de governos, sempre com a justificativa de um desenvolvimento que jamais auditaremos. Para nós, não passa de um pseudo desenvolvimento a qualquer custo. O licenciamento ambiental deve ser um instrumento rigoroso em seu planejamento e maior ainda em sua análise de aprovação. A participação comunitária é imprescindível neste processo em que nenhuma informação pode ser omitida, nem mesmo tendenciosa.

Apresentam-se documentos bonitos, bem ilustrados num texto bem superficial, por isto, contestáveis ou desacreditados. Devemos buscar o maior compromisso destes profissionais e responsabilizá-los por tanto descaso e até mesmo indiciá-los administrativamente, penalizá-los juridicamente, diante o que está previsto nas leis, sem poupar até mesmo a cassação do registro destes profissionais. Como tudo isto não é novidade, simplesmente, cada vez mais profissionais estão engajados nesta forma de burlar os procedimentos que antecipam estes grandes empreendimentos, pois são muitos anos de falhas, omissões, falta de competência profissional, deficiência nas fiscalizações e a inexistência de escrúpulo moral em detrimento ao financeiro pessoal.

Por outro lado surge diante a este quadro de impunidades ostensivas, os Ativistas irracionais incondicionais e radicais que pecam pelo reverso da medalha, em sua maioria “emprenham de ouvido” e gostam de serem chamados de Ambientalistas, sem ao menos terem um curso de graduação, especialização ou técnico que o valha, vivem as mentiras de serem algo que jamais serão! Já sabedores da inexistência de um processo transparente e lícito, conscientes da precária, fiscalização posterior à licença para verificar todas as medidas compensatórias, assim como as mitigadoras, utilizam isso a favor de seus objetivos individuais de estagnação coletiva “acreditando” que estão fazendo algo positivo par a comunidade.

Utilizam um terrorismo de palavras e atitudes, dignos dos melhores movimentos Bascos ou Nazistas. E muitas vezes, após falarem as besteiras costumazes, vem a público se retratarem achando que cairão no esquecimento ou que ninguém notará as baboseiras que fazem questão de proferir regularmente. Queremos uma sociedade mais justa, ética e próspera, não podemos usar das mesmas maquiagens que estes utilizam, deturpando projetos, ridicularizando profissionais renomados ou opiniões técnicas embasadas.

Sou pessoalmente a favor de todo o empreendimento que traga progresso e prosperidade com qualidade de vida para este município e país, mas que acima de tudo respeitem as leis. Vejo que incessantemente são combatidos por indivíduos que deturpam a verdade dos fatos, impondo o medo e a duvida dos menos instruídos para permanecerem imutáveis em sua letargia. Todo o progresso traz um “Q” de incerteza futura, mas se não tivéssemos a audácia de seguir adiante, ainda hoje estaríamos gritando como animais nas matas por este Brasil afora. Cabe a nós, no entanto, fiscalizar o modo e a qualidade das obras que nos trarão a melhoria de vida e acesso ao mundo civilizado, do qual até então não fazemos parte e nem estamos próximos o suficiente para o sentirmos.

Por isto, para decisões complexas mas necessárias, não podemos escolher por ninguém além de nós mesmos, precisamos de informações individuais para concluirmos nosso posicionamento. Acredito que no caso do emissário submarino do COMPERJ em Maricá, a decisão de querer ou não cabe a toda cidade e não só a comunidade de Itaipuaçu, porque esta não é um braço independente do município (ao menos ainda), assim como não tem maior relevância que os demais por menos evidenciados ou abastados que sejam. É uma questão coletiva, que tem prós e contras onde cada indivíduo tem que analisar cada posicionamento, conclua individualmente e opine coletivamente sobre o que queremos para nossa Cidade.

Necessitamos de evidências plausíveis de ambos os lados, sem subestimar ou sobreestimar, sem omissões ou suposições, sem o “alguém me disse ou ouvi dizer”. Devemos analisar fatos e se eles são insuficientes, reivindiquemos mais informações, para qualquer um dos lados, sem esquecermos que somente profissionais das respectivas áreas podem nos fornecer as informações necessárias para tirarmos as conclusões que necessitamos. Não podemos, nem devemos dar ouvidos a indivíduos que sem conhecimento acadêmico ou técnico especializado opine sobre aquilo que não entende ou de um projeto que ainda desconhece em sua totalidade, por mais Ativista que seja..

Vejo também que os Ambientalistas que em momento algum fundamentam seus pareceres, em estudos e números devidamente quantificados e legítimos, deveriam o mais urgente possível que não estão defendendo a comunidade e sim seus interesses pessoais, na imposição de suas hipóteses.

Qualquer indução de opinião nestes casos é leviana, e somente indicam os preciosismos individuais, interesses próprios e não coletivos. Pois, ignoram que o outro tem o direto de saber a verdade em vez de obrigá-los a engolir aquilo que tentam defender sem provas, pela simples alegação que “Eu sei o que é melhor para vocês!”, se assim for, poderiam aproveitar e abrir uma caderneta de poupança em nome dessas pessoas que tanto “querem ajudar” com depósitos polpudos regulares, só assim poderão comprar o seu silêncio e principalmente sua apatia.

Por isto, vamos nos munir de informações (diretamente das fontes oficiais), contextualizar nossos pensamentos, ouvir detalhadamente todos os posicionamentos técnicos de quem acredita ser viável e de quem acredita não o ser. Que todos apresentem fatos, números, resultados, façam uma lista de prós e contras, quantifique seus resultados, provas, instrumentalizem-se tecnicamente sem omissões e apresentem fatos reais. Temos que mostrar que queremos um mundo diferente, não nos igualando a qualquer um. Sejamos responsáveis por nossos atos e reconheçamos o direito de posicionamento de cada um, mesmo que difira do seu. E, jamais omita qualquer informação com este intuito.

Eu sou Ana Paula de Carvalho, e esta é minha opinião!