quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FELIZ 2011

Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte! Feliz 2011!
Ana Paula Carvalho (Movimento Luto por Maricá)


domingo, 26 de dezembro de 2010

MESA REDONDA - RÁDIO SIDERAL

Resumo Mesa Redonda

Local: Radio Sideral – Itaipuaçu, Maricá/RJ
Programa: Sala de Visita
Data: 05/12/2010
Horário: 12h00min às 14h30min

Apresentador: Vicente Silva, Diretor Geral da Rádio Sideral FM e membro do Movimento LUTO por Maricá.
________________________________________
Convidados:
• Gerhard Sardo, Ativista Ecológico, Ambientalista e Atual Secretário Municipal de Projetos Especiais de Niteroi/RJ.
• Marcos Sant`Aguida, Presidente do Diretório Municipal do PCdoB/Maricá e Diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ).
• Ana Paula de Carvalho, Engenheira Sanitarista, moradora de Maricá e membro do Movimento LUTO por Maricá.
________________________________________
Presente também: Zoraia Gunther, Diretora Administrativa da Rádio Sideral FM e Apresentadora do Programa Chico Buarque e Amigos

NOTA: Este texto visa sintetizar o conteúdo debatido na mesa redonda, que ocorreu no Programa Sala de Visita da Rádio Sideral, no Domingo dia 05/12/10.

Vicente faz três perguntas: a 1ª Lança a todos os ouvintes o questionamento “Para onde foi destinado o recurso financeiro da Cidade?” A 2ª mais específica para o Sr. Marcos Sant´Aguida ao apresentá-lo, sobre a instalação de uma central de distribuição dos correios em Itaipuaçú. Iniciando assim, o debate com apresentação dos componentes da mesa, e na 2ª “O que acham da atual política diante às denúncias apresentada e tantos escândalos?”
A 1ª ficou aberta para análise e meditação dos ouvintes. Particularmente não respondi, mas o fato é que “Não sabemos onde foi gasto tal recurso, mas certamente não foi em Maricá”.
Dois ouvintes e amigos do Apresentador Vicente Silva ligaram e acrescentaram seus pontos de vista sobre os tristes acontecimentos na política de nosso Município e agradecimento por levar estes assuntos em pauta.
Marcos Sant´Aguida informa que desentendimentos políticos fizeram que o que já estava acertado junto ao SINTECT-RJ da instalação de uma Central de Distribuição dos Correios, fosse adiada por tempo indeterminado, mas que já estavam tentando novas negociações.
Gerhard Sardo mostra-se realmente atento a todos os acontecimentos em Maricá, inclusive no que cerne o acompanhamento das CPIs instauradas e na possibilidade de mais outras surgirem. Marcos Sant´Aguida destaca a importância de maiores explicações do como uma das denúncias não foi instaurada.
Ana Paula de Carvalho explica que diferente da CPI que só necessita da maioria absoluta dos presentes para ser acatada a cassação, que era objeto da primeira denúncia apresentada, é necessário de dois terços dos votos e o que não aconteceu, pois dos 10 presentes naquela plenária, somente 6 votaram a favor da cassação, 3 não foram favorável, 1 se absteve e outro não compareceu sob justificativa médica apresentada na sessão seguinte.
Neste momento foi informada da audiência do dia seguinte (06/12/10) e da importância da participação popular diante a solicitação de apoio por parte dos vereadores que resolveram cumprir de maneira íntegra seus mandatos a partir daqueles incidentes. E, que deveríamos fazer o que antes eles haviam nos negado, mostrando a eles que apesar destes por muito tempo não atenderem nossas solicitações de ajuda, onde nos sentíamos desamparados, devíamos ampará-los até porque estão agora cumprindo com suas atribuições.
Não significando neste apoio por tanto desamparo e nem nosso compromisso no futuro de votar neles e sim que estão fazendo aquilo que se comprometeram ao se consignarem nestas suas funções eletivas e principalmente naquilo que seu partido designou para posicionamento. Com a consciência que hoje são uma grande opção viável de conquistamos nosso objetivo comum, já que eles têm o poder (por nós delegado) e acolheram mesmo que tardiamente nossas denúncias.
Foi levantada a necessidade de uma participação mais ativa da população diante aos acontecimentos, inclusive juntos aos partidos de maneira a que estes se posicionem mais claramente já que são os donos reais dos mandatos dos seus eleitos, e que devem ser mais ativos em suas responsabilidades junto ao cumprimento da vontade popular.
Assim como também da participação partidária e de seus políticos nos movimentos sociais e populares é imprescindível para que os mesmo saibam o que a população, quer, espera e reivindica, para que possa mais de perto atender a estes anseios da comunidade.
Na continuidade deste foi comentada a importância de surgirem novos políticos sem vícios de modo a renovarmos nosso cenário local, mas principalmente de permitirmos estes sem julgamentos antecipados dentro do preconceito interiorizado, de maneira que não declinem de tal aspiração diante aos ataques à sua integridade e moral, não permitindo assim deixar o vazio de sua presença e o posicionamento mais firme de pessoas nem tão íntegras, dispostas a qualquer coisa para ocupar com toda mediocridade que lhe é pertinente.
Neste tema foi informado que ótimas opções despontam em nossa sociedade diante a procura espontânea por empatia da própria população, além de acreditar na imparcialidade destas pessoas, vêem nelas o que gostariam de falar e fazer, podendo assim não se manifestar, mas apoiar tal indivíduo como uma representação natural popular. Infelizmente estas pessoas também se protegem ao afirmar que não tem intenções políticas, mas além de não perceber que sua colocação é oportuna, permitem que reais oportunistas se aproveitem de sua imagem e suas representações, astutamente usam deste vazio para preencher com toda sua mediocridade.
Marcos Sant´Aguida apresentou palavras do livro do Diretor Nacional do PCdoB, Renato Rebelo, Idéias e Rumos (traz reflexões acerca da conjuntura política nacional e internacional nas últimas três décadas), citando a necessidade da integração popular em movimentos sociais.
Finalmente, Gerhard Sardo admira as palavras apresentadas e levanta o polêmico assunto do Código Florestal apresentado por Aldo Rebelo, que depões contra todos os princípios éticos, morais e de transparêcia nos assuntos ambientais entre outros que sempre que vivemos governados por um governo de esquerda não existe uma democracia plena, e que política nada mais é que conduzir ações e populações diante as leis existentes. Ana Paula de Carvalho corrobora para este último posicionamento que nestas administrações seja a que nível for são caracterizadas por criarem instrumentos legais de burlar lei, e que este regime tem se tornado popular para alcançar vontades partidárias em detrimento dos interesses populares.
Com a despedida de todos os convidados, Vicente Silva encerra o programa.

Síntese: Ana Paula de Carvalho

NO ALEMÃO FOI MOLE. QUERO VER AQUI!

No Morro do Alemão foi moleza...
Agora quero ver o BOPE hastear a bandeira em Maricá

FELIZ ANO NOVO - NÓS MERECEMOS


VOCÊ LEMBROU QUE O ANIVERSÁRIO ERA DELE?


25 de dezembro - Comemore O aniversariante, ou você nem lembra mais Dele?
(Mas Ele sempre lembra de você!)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS




RUMO AO PLANALTO

Rumo ao Planalto!

Infelizmente ainda que estejamos finalizando um árduo e pesaroso ano de muitas lutas, nos deparamos invariavelmente com mensagens como a recebida pelo Prof. Land. Tudo aquilo que está escrito não é nenhuma novidade, simplesmente não faz parte de nossa realidade até que se torne presente, ou seja, quando nos afeta diretamente porque até então são fatos fictícios e longínquos de uma sociedade distante e talvez surreal.

O que esquecemos é que o relatado na mensagem nada mais é do que o direito constitucional à saúde, como também existe em relação á segurança e educação, porém, não fazemos valer em tempo algum aquilo que está escrito no regimento máximo de nossa sociedade. Exaltamos e nos sentimos feridos quando nos atinge diretamente e mais especificamente no bolso, são como as multas que não tem caráter educativo e sim penalizador, somos hoje uma sociedade reprimida por penas monetárias em tudo o que podemos ter e inclusive pelo fato não as termos, o que nos marginaliza socialmente.

Sou solidária ao Prof. Land e lamento que as coisas tenham chegado a este ponto, entretanto além do que citei acima, devo dizer que o estimado professor tem todas as possibilidades a seu favor e não deve menosprezar o fato da vida lhe proporcionar oportunidades imperdíveis como estas. Veja por outro prisma toda esta mazela da qual faz parte desde então; Após adquirir por Osmose a divida de R$ 50.000,00 por serviços prestados (sejam de caráter duvidoso ou não, superfaturados ou não), abre-se uma porta para se adquirir o dinheiro de forma ilegítima, mas por uma causa nobre a “supremacia da vida”, o direito absoluto e inalienável de sobrevivência que nos empurra consecutivamente á frente dia após dia.

Por esse motivo sugiro desde já um planejamento adequado para a subtração de fundos bancários de qualquer espécie (Figurativo. em poucas palavras Assaltar um Banco, não só pela necessidade, mas como uma forma de pegar de volta o que nos subtraem vergonhosamente todos os dias com suas taxas e juros desrespeitosos), e neste sentido pode contar com o meu apoio (moral), pois vejo nesta empreitada um dos pré-requisitos que necessito para alcançar meus objetivos no sentido de me tornar Presidente do Brasil (parece que assaltante de bancos, assim como vadio e não ter nem Ensino Médio são fundamentais), pesa contra mim ainda o fato de eu ter Terceiro Grau completo com Especialização e cursando mestrado, não faço idéia de como me livrar desse estigma para me tornar presidenciável!

Se por qualquer motivo a idéia der errada, daqui a alguns anos se poderá pedir uma indenização ao governo federal com a desculpa que até então os demais usam, a repressão! Penso que nada acontece por acaso e devemos reverter às adversidades da vida a nosso favor, não podemos de forma alguma nos deixar abater pelos obstáculos que a vida nos impõe e sim fazermos deles novas frentes de batalha cientes de vitória a qualquer tempo. Não podemos nem devemos nos deixar iludir pelos “falsos profetas” com promessas que jamais serão cumpridas, nem mesmo acreditar em qualquer um que utilize tratados por mais éticos que sejam sem saberem inclusive usá-los ou o que significam suas palavras.

Ler é e sempre será diferente de entender o conteúdo daquilo que está escrito e acima de tudo interpretar suas mensagens sem tendenciosidades, a religião é uma forma explícita desse tipo de conduta e por mais que se discuta, sempre induzirá á intolerância. Continuem sempre procurando o Saber na sua fonte onde poderão esclarecer as suas dúvidas sem se deixarem levar por Oportunistas (aqueles que se utilizam de momentos de fraqueza para ascenderem em suas ambições) e dar espaço para os Oportunos (aqueles que estão no lugar certo no momento certo para ajudar a ser e fazer melhor sem interesse que não seja o coletivo).

A política é uma Dança com Lobos e sempre quem sofre são as ovelhas, mas podemos sempre e a qualquer momento nos tornar pequenos lobos em peles de cordeiro e espero que todos em algum momento deixem sair esse instinto selvagem de preservação que temos dentro de nós e mostremos que nem só de palavras vive o homem, ás vezes é preciso atitudes, obviamente Civilizadas.

Ana Paula de Carvalho, Brasileira e nunca desisto!

domingo, 19 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

Neste texto buscarei evidenciar fatos que aconteceram ao longo do ano e que foram relevantes e meu posicionamento diante ao que foi realizado, falado ou escrito. Erros e acertos, angústias e felicidades, um retrato deste ano tão temperado para a população e tão temperamental por outros aspectos.

2010 inicia com muito abandono e lixo espalhado em todas as localidades, mas com muita esperança ressoa a frase “AGORA VAI”, como moradora e me sentindo prejudicada recorro á Ouvidoria da prefeitura na tentativa vã de evidenciar a pandemia que se aproximava aceleradamente. Com um apoio popular bem considerável, muitos lutavam acreditavam que obras, mudanças, e benefícios viessem não só para a cidade, mas para toda a população crédula ainda da possibilidade de uma administração competente. Até porque em 2009 ainda tinham um orçamento da gestão anterior, que sempre lembravam ter recebido ás escuras literalmente e com muitas dívidas.

Evidente na matéria (Noticiário RJ on-line) do dia 20 de janeiro apresentando que Maricá terá mais hum milhão de reais em obras por emendas parlamentares, que parte deste valor será destinada ao bairro da Barra de Maricá para construção de uma academia (não sabemos qual a finalidade!), urbanização das margens da lagoa com calçadão e árvores frutíferas, se tornando ainda mais atrativo para o turismo (que turismo?). Destaca neste episódio a credibilidade do cidadão numa gestão compartilhada, pois o projeto de urbanização da região é de um dos moradores daquele bairro (ainda que a localidade seja a residência dos gestores, possivelmente uma coincidência fortuita).

Fevereiro é identificado pelo anúncio da (pseudo) UPA com policlínica de Maricá; Duelo entre Brasil e Itália na modalidade Arco e Flecha no recém criado espaço em área de proteção ambiental; A Guarda Municipal é despejada de suas instalações; Vereadores de Maricá rejeitam a prestação de contas relativas ao exercício financeiro de 2008 do ex-prefeito do Município Ricardo Queiroz (pseudo candidato para 2012) ficando inelegível por oito anos; Visita do ex-ministro do meio Ambiente Carlos Minc, para combate ás pistas de pouso clandestinas. O carnaval perde o glamour com ruas tristes, desanimadas exceto pelos blocos que aqui resistem agonizantes. Ainda assim houve um desordenamento grande com acampamentos nas calçadas do centro da cidade, nas áreas de proteção permanente em torno da lagoa e por toda a localidade muito cheiro de acidez diurética a quem ousava ou necessitava andar a pé.

Março é pontuado pela carateca Larissa Barbosa Braga que ganhou a 8ª Copa do Brasil de Caratê; O prefeito recebe a guarda municipal e promete rever a possibilidade de conceder o reajuste de 10% que já havia sido concedido à categoria e acabou cancelado, após a ameaça de paralização pela classe; O TCE multa Ricardo Queiroz por irregularidades em contratos; Denúncia virtual de roubo de areia na Lagoa Brava provoca indignação na população, a Secretaria de Meio Ambiente sai em campo apresentando licenças de extração; Dia 17 decretado ponto facultativo pela prefeitura em solicitação do governador para impedir a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro, manifestação pela manutenção dos royalties estaduais; Ministra Dilma Rousseff se encontra com os prefeitos dos 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) entre eles o de Maricá com vistas à implantação do COMPERJ; Diagnóstico da cultura pelo estado para debater a situação do setor local. No esporte Maricá mesmo sem apoio municipal despontam jovens promissores e dedicados diante de tanto descaso, o que demonstra uma grande força de vontade e talento destes. Já na cultura não existem palavras para definir a decadência em nossa cidade e a falta de incentivo ao artistas e literatos locais.

ABRIL determinou a instabilidade do governo municipal, a visível incompetência, amadorismo e principalmente ignorar o que a população anseia e solicita marcam a gestão do PT, começando assim a movimentação popular em torno de um objetivo comum de uma Maricá melhor: Mariana e Pedro Mello de Maricá, sobem ao pódio na modalidade Travessias Aquáticas em Macaé; A Associação Comercial de Maricá comemora 56 anos de fundação homenageando os antigos presidentes; Prefeito Washington Siqueira decreta estado de emergência em Maricá devido ás chuvas fora de época; Confirmada a terceira morte devido ás fortes chuvas que assolaram o município; Prefeitura e INEA, decidem abrir o canal da Barra de Maricá (em particular e não concordando com as diversas irregularidades como foi feita esta abertura, faço ocorrência protocolada junto ao INEA (228/10), ao CREA e MP (96195).

Ainda em Abril, centenas de pessoas acompanham a abertura do Canal sem terem a mínima noção do impacto deste ato no futuro do sistema lagunar e do isolamento de uma parte do município por mais de 30 dias; Cabral promete recursos para reconstruir o Município; Maricá tem 1.500 desalojados e 100 desabrigados; Vereadores da Câmara Municipal de Maricá manifestam sua insatisfação por não serem informados da visita do governador ao Município, após a enchente; Denúncia de morador de Jaconé cobra promessas do prefeito para melhoria daquela região; Prefeito fala da obra (esquisita) de instalação de um Dique Fusível no Canal da Barra de Maricá; Pescador alerta sobre a necessidade da interdição de qualquer atividade na Lagoa de Maricá; Posse de Fabiano Horta na diretoria da Associação de Vereadores das Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro – AVECMERJ(2010/2011); XV Cavalgada Amigos do H com apoio do Vereador Bubute e de seu pai o subprefeito da Barra de Maricá e promove Festa (de arromba) de São Jorge na Divinéia; Presidente da Câmara Municipal de Maricá pede apuração da morte da criança abortada no Hospital Conde Modesto Leal; O prefeito entrega projeto da ponte (que já foi paga várias vezes e nunca saiu do papel ainda que conste nos mapas do DER) da Barra ao Deputado Picciani.

Maio vivemos momentos de muita emoção e união popular. O luto foi a maior posicionamento apresentado, mas muitos ainda divididos (sem terem a certeza que o que estava acontecendo seria irreversível e caminharia somente para o pior até o fim do ano) depois da manifestação se contradizem, pois ainda estão acostumados a buscar salvadores e favorecimentos e não posicionamentos e posturas. Munidos de faixas e cartazes, manifestantes foram à Câmara de Vereadores e pediram o afastamento de Prefeito; Professores protestam na praça principal com adesão popular (eu fui!); Agricultura Familiar é discutida durante encontro no município; Máquinas preparam o acesso para pedestres na Barra de Maricá conforme orientação de voluntários; Cratera na Ponte de Inoã, deixa RJ-106 em meia pista na altura de Maricá durante várias semanas ocasionando o caos no trânsito; COB (re)inaugura Centro de Treinamento de Tiro com Arco em Maricá; 2ª Etapa do Estadual de Velocross (que fiasco!) em Maricá; Mariana Mello novamente é Ouro na natação em Copacabana; Aniversário de 196 anos de Maricá é marcado por manifestações contra o Executivo e Legislativo; Vereador Uilton Viana Filho é preso após Solenidade de Aniversário de Maricá por desacato à autoridade, abuso de poder e discriminação racial; Juiz atende pedido de habeas-corpus solicitado pelo advogado Antônio Vieira Filho e solta o vereador Uilton Viana Filho (PSB e que representa a câmara de forma vil), filho do vice-prefeito de Maricá.

No mês de junho consolidam-se mais insatisfeitos com a atual gestão e ao mesmo tempo comprova-se que a falta de comprometimento é mérito somente dos eleitos em detrimento do cidadão, atentando que foi convocada uma manifestação que não acontece por ausência principalmente de quem a agendou na intenção de favorecer a corrupção instalada, seque anunciado o cancelamento da mesma; Assaltada a residência do Presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, o crime organizado começa a se fazer presente na vida local; Estado licita R$ 7 milhões para água água em Ponta Negra e R$ 75 milhões para água em Itaipuaçu e Inoã; Luciano Rangel Junior é reeleito por unanimidade como presidente da Câmara Municipal de Maricá.

Julho é marcado pelo precoce início das discussões de campanhas eleitorais já que o Brasil não segue adiante na Copa Mundial. Como sempre a cultura continua assombrada por tanto amadorismo e anúncios de realizações que até hoje sequer começaram, usados obscenamente como propaganda eleitoral na tentativa de eleger a esposa do prefeito Zeidan, sem resultados positivos o povo diz não a esta candidatura com seus votos na urna; Inauguração de escola em Maricá pelo estado provoca manifestação conta a prefeito; Prefeito envia projeto de legalização do transporte alternativo em Maricá; Ginastas do Esporte Clube Maricá dão um show em Niterói; Moto táxis são regulamentados em Maricá; Grupo grego prevê gerar 20 mil empregos na área da indústria naval, (Cabe ressaltar que após tentativa frustrada de implementar o mesmo na Baía razão da dificuldade nas concessões de licenças ambientais, Maricá se torna opção viável mediante ao menor rigor nas mesmas). É lançada a campanha solidária e gratuita, Entre Livros, com muito sucesso, com a finalidade de distribuir livros de qualquer conteúdo adequado em pontos estratégicos do munícipio e fomentar a troca de conhecimento (foram distribuídos até então cerca de 800 títulos variados por todo o Município).

Maricá recebe R$ 10 milhões para prevenção das chuvas em Agosto; Mariana Mello e Pedro Mello, conquistam Ouro e Prata em Maricá; Expo Maricá (outro fiasco!) com feira de imóveis colocam Maricá à venda, lança-se o slogan “Expo Maricá - Tô Forum” que marca protesto contra atual gestão que ocupou a feira, que foi marcada pela forma ridícula, com o predomínio de stands do Executivo sequer seguiu a programação anunciada a Prefeitura, mesmo assim declaram um sucesso do evento, assim como fazem de seus serviços. Cabe ressaltar ainda, que as bandeiras foram incessantemente colocadas de cabeça para baixo. Consolidando neste momento o nascimento do movimento popular Luto por Maricá no intuito de conscientizar politicamente toda a população independente de partidos.

Setembro não é diferente, anunciadas obras que nunca começaram ou acabaram, que nunca cumprem com o projeto ou até mesmo se mostram incompletas e depreciadas. A beleza da manifestação Orgulho LGBT contra homofobia colore os corações de todos que estiveram por lá, assim como lança novas polêmicas na cidade incitada por outros integrantes de classe; Ibama autoriza o Petróleo de Maricá; Esgoto do Comperj será em Maricá; Imprensa de Maricá se reúne para criar a polêmica associação de jornalistas; Turismo em Maricá leva ao debate indicadores indutores de turismo no Brasil, numa tentativa de mascarar a falência neste setor.

Mês de definições políticas, Outubro carregou muita expectativa e ansiedades sobre como será nosso futuro e como os eleitores Maricaenses se apresentarão nas urnas. Nada disto evitou compras de votos, cidade suja com lixo eleitoral e muita propaganda desordenada criando uma poluição visual, que permaneceu mesmo depois do período determinado para seu recolhimento. Mais obras incompletas são entregues á população como concluídas; Duas mil pessoas na caminhada de apoio (ainda que fracassada) a Zeidan em Maricá; Sergio Carbral (apesar de sua gestão impessoal) é reeleito no Primeiro turno e Maricá não elege nenhum representante para ALERJ (por estratégia partidária um deles ocupará a função como suplente da vencedora); Após vários anos a Estrada do Boqueirão tem piso recuperado e recebe nova rede de água; Prefeitura de Maricá (tardiamente e com poucas peças de uso) entrega novo uniforme escolar, com logomarca de campanha nas costas da criançada (a bandeira de cabeça para baixo, como sempre!); Campeã de pesca desportiva é de Maricá; Dilma Roussef ex-assaltante de bancos é eleita como presidente do Brasil (sem sabermos ao certo porquê!) e finaliza um processo de muitas especulações e expectativas.

Chega novembro na pressão do dever cumprido no voto por uns ou na decepção pelo resultado inadequado por outros. Mais uma vez jovens se destacam nos esportes e intrigas políticas continuam borbulhando prontas para que ao fim do mês ecloda numa série de denúncias e processos contra a atual gestão; Dia Nacional da Cultura é Comemorado em Maricá, mas a Casa da Cultura e todo seu entorno continuam destruídos e em situação precária, numa demonstração significativa da continuidade de ausência de plano de governo para tal fim; Marta Xavier pescadora de Maricá é Recordista Mundial; O Governo do estado por meio da Secretaria estadual do Ambiente junto ao Ministério das Cidades, irá investir R$ 27 milhões, que serão aplicados na despoluição da Lagoa de Maricá, com a ampliação da rede de esgotamento sanitário; Nomeação de novos secretários de Governo entre eles (mais uma vez em 2 anos de governo municipal) a esposa do prefeito, recém derrotada nas eleições Rosangela Zeidan, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo, Marcelo Sereno, acusado de corrupção ativa em todos os segmentos da gestão nos últimos oito anos do PT.

Ainda em novembro, desponta como Primeiro lugar para Dimas Deptulski, com a música Camafeu no XII Festival Nacional de Voz e Violão realizado em Maricá; Irmãos Braga do caratê conquistaram mais medalhas e enaltecem Maricá no mundo dos esportes; Nadadora Mariana Mello brilha em São Paulo é medalhista novamente; Lançado concurso de decoração de Natal no sentido de repassar para a população a responsabilidade do insucesso da festa Natalina, além do recurso financeiro; Declaração do prefeito Washington Siqueira sobre a votação na Câmara dos Vereadores, sobre sua cassação, durante churrasco comemorativo em dia de semana com seus comparsas, diz que derrotou o presidente do legislativo, o ex-prefeito e o atual vice-prefeito; Irmãos de Maricá Larissa e Eric Braga brilham na 1ª Copa Nápoles de caratê.

Dezembro consolida todos os movimentos populares contra o amadorismo e incompetências da atual gestão com abertura de CPIs; Ginástica Rítmica do Esporte Clube Maricá mais uma vez arrasa em Niterói; Anunciado Prefeito contra-ataca os ex-aliados com demissões em massa; Expo Maricá de Natal (não sai do papel!), população e comerciantes de Maricá estão desanimados neste fim de ano, a camelotagem é instituída em todas as calçadas do Município e faz concorrência desleal com os comerciantes locais; Seguranças de vereadores são convidados a se retirar durante sessão na câmara.

Diante deste retrospecto o que mais destacamos é a união entre as pessoas mesmo frente a tantos obstáculos impostos e tanta maquiagem de informação. Acredito que muitos dos fatos acima não ocorreram conforme anunciados, e nem acontecerão. Os Atletas sim, estes foram o destaque e levaram de forma sensacional o nome do Município além de suas fronteiras e lutaram além dos seus próprios adversários como também com tanta adversidade que acaba por interferir no prazer de cada experiência, pois suas boas notícias geralmente eram seguidas de tantas outras ruins da política administrativa local.

O que mais identifico é este clima de solidariedade e principalmente fraternidade que converge ao sentimento de luta e união entre todos nós moradores, que todos os dias lutamos por mais ética e dignidade sem esquecer do respeito mútuo, que induz à polidez e ao amadurecimento desta sociedade. Ainda a muito a trilhar, novas conquistas e principalmente mais união em torno de uma Maricá melhor. Não há espaço para a tristeza, mágoa, rancor e sim de alegria no que já foi conquistado e na certeza que conseguiremos muito mais no próximo ano. Até 31 pode muita coisa acontecer e torceremos que seja o que a população anseia e não o que sua oposição nada democrática impõe.

Por esta última razão lembremos que esta batalha é desleal sim, pois não vivemos disto, mas nossos opositores vivem 24 horas á disposição de quem os indicou a um emprego comissionado e que sabem que se os contrariarem serão demitidos com toda a tirania já lançada contra a população. É tempo de paz nesta última semana em respeito ao momento, voltemos em 2011 com toda a garra e empenho para construção de uma sociedade mais ética, digna e justa, assim como Lutar por Maricá Muito Melhor para nosso futuro.

Agradeço a todos os que me deram atenção, aos que conheci este ano, amigos que conquistei e a tantos outros que me estimularam a sair de casa em busca de objetivos comuns. Também peço desculpas se em algum momento fui inconveniente e indesejável, infelizmente jamais agradarei a todos, estou aqui para defender o que acredito e sei que lutas como esta são inglórias.

Meus sentimentos aos familiares dos cidadãos que faleceram este ano e parabéns para os novos que tiveram a oportunidade de nascer num lugar tão paradisíaco e bonito por natureza.

Finalmente desejo a todos um Feliz Natal de muitas alegrias e 2011 de sonhos realizados.

São os meus votos e de toda minha família.

Ana Paula de Carvalho, Brasileira, membro do Movimento Luto por Maricá, e nunca desisto!

sábado, 18 de dezembro de 2010

REMÉDIOS COMPRADOS COM ÁGIO DE 600%

NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE (A TERCEIRA EM MENOS DE DOIS ANOS DO ATUAL GOVERNO) LÊ O RELATÓRIO COM OS PREÇOS DE REMÉDIOS 600% ACIMA DO NORMAL Em reunião (que começou com muito atraso) do CMS - Conselho Municipal de Saúde na quinta feira - 16/12, na Câmara dos Vereadores, conselheiros apresentaram o relatório (que para alguns ainda não é conclusivo, uma vez que segunda a nova secretária de Saúde Lesirré Figueiredo, muitas investigações serão feitas) de compras de remédios autorizado pela prefeitura através de licitações (publicadas no JOM, portanto, tudo oficial), com valores até 600% mais caros do que os valores praticados no mercado.
Segundo a secretária, na manhã desta quinta feira, de surpresa, com um caminhão, ela chegou ao local onde existia uma sala onde eram feitas essas compras e retirou do local mesas, documentos, computadores tornando-se fiel depositária dos bens da prefeitura, afim de proceder grande investigação sobre as denúncias. Mostrou uma série de papeis que segundo ela seriam de pedidos de afastamentos deste servidores.
Porém, ao ser solicitada pelo conselheiro Vicente Silva para que este relatório fosse entregue também à Câmara dos Vereadores para outras apurações, e secretária colocou em votação e a maioria dos conselheiros não concordou com a solicitação de VIcente Silva, o que nos causou estranheza, uma vez que segundo a secretária, as investigações deveriam ser feitas pela Secretaria de Saúde, pela Procuradoria Geral e pela Controladoria Geral ambas da Prefeitura, ou seja, por três orgãos de executivo e nenhum de legislativo que tem por função investigar.
Porém fazendo uso de suas prerrogativas, Vicente Silva, dizendo que a ata da reunião por ser pública, ele entregaria a secretaria geral da Câmara dos Vereadores para que os procedimentos legais para apurar as denúncias sejam tomadas.
Depois que outros assuntos de menor importância foram tratados, a secretária foi questionada sobre o não pagamento dos servidores da saúde. Lesirré esclareceu que a verba dos salários foi depositada na sexta feira passada, porém o Banco do Brasil só liberou na segunda feira (dia 13) e a secretária foi questionar o gerente da instituição o porque do atraso.
Sobre o 13º salário, afirmou que será pago até a semana que vem, mas os funcionário contratados - por contrato - não tem direito ao 13º salário.
Falou também que não há mais falta de medicamentos tanto no hospital quanto nos Postos de Saúde.
Dra. Janete fazendo uso da palavra, agradeceu a presença pela primeira vez da imprensa naquela reunião e pediu que a presença se torne uma constante. Estiveram no local jornalistas do CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN, TV COPACABANA e IMBASSAÍ NOTICIADO.
Ao final da reunião, uma homenagem a servidora e grande colaborado do CMS, Laurecy que recebeu das mãos da secretária um presente dado pelos conselheiros.
Terminada a reunião, a secretária foi entrevitada pela nossa reportagem e perguntamos se a retirada do material da tal sala não seria uma possível ocultação de provas, mas a secretária garantiu que agiu desta forma justamente para preservar as provas e ela é a fiel depositária do material.
Perguntada sobre a UPA de Inoã que havia sido prometida para o final deste ano e as obras estão paradas, e mesma não soube responder mas se comprometeu em averiguar o quanto antes.
Lesirré que é gestora de saúde há 30 anos garantiu à nossa reportagem que não estão mais faltando medicamentos e materiais hospitalares no hospital e nos postos de saúde, que segundo ela, num período bastante curto estarão novamente prontos para atender a contento a população de Maricá.


NADA SERENO!

O ex-secretário de Comunicação do PT, Marcelo Sereno , é uma das 12 pessoas que tiveram o sigilo fiscal e bancário quebrado na Operação Alquila, investigação da Polícia Civil do Rio sobre a máfia do combustível que opera no Estado. Para convencer a juíza Maria Elisa Lubanco, da 20ª Vara Criminal, a autorizar as quebras, a polícia informou que Sereno usava de influência no PT para alavancar os negócios da Refinaria de Manguinhos, cujo Conselho Administrativo presidiu até o ano passado.

Marcelo Sereno, é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Maricá, cujo Prefeito é Washington Siqueira.

Mais informações no link abaixo.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/26/manguinhos-inquerito-busca-elos-politicos-923125775.asp


E pensar que no início do mês de novembro um vereador, dizia que em Maricá deveria ter uma Lei onde os Secretários no Município teriam que ser FICHA LIMPA. Quem foi este Vereador???.... foi o Helter do PT ???.
Dias após a declaração, não só mudou de opinião como votou contra a abertura de investigação na Prefeitura de Maricá.

Saudações a todos e boa leitura, se é que podemos chamar esta nomeação de boa para Maricá.

Agradecemos a O Globo pela cobertura e divulgação dos fatos que ocorrem em Maricá.

Agradecemos aos diversos Deputados Estaduais que tem acompanhado os últimos acontecimentos em Maricá, e tem respondido a nossos e-mail. Sabemos que a qualquer momento os Nobres Deputados se pronunciarão.

Agradecemos ao Presidente da Câmara e demais vereadores que mesmo perdendo votaram a favor da investigação na Prefeitura de Maricá.

Adm. Cesar Augusto M. Filho
Empresário
Conselheiro da Cidade de Maricá

PEGOU FOGO!

VEREADOR HÉLTER AMEAÇA: NÃO MEXAM COMIGO. EU SEI ONDE ESTÁ A CHAVE DA CAIXA PRETA!
A última sessão da Cãmara foi recheada de palavras e palavras de baixo calão (aliás, excelentíssimas e nobres palavras de baixo calão). Aprovado o orçamento para 2011, a votação foi bastante interessante: o Vereador Ronny votou duas vezes, quer dizer, teve que dar cola para o Vereador Bubute que não sabia o que estava fazendo por alí e perguntou ao Vereador Ronny como deveria votar e Ronny mandou: diz favorável!
A plenária veio abaixo e até mesmo os colegas da casa riram muito da situação esdrúxula.
Sem motivo aparente, uns dez minutos após o ocorrido, o Vereador Bubute abandonou a sessão sem pedir licença ou dar alguma satisfação ao povo alí presente, o que foi muito criticado pelo Vereador Paulo Maurício.

Fazendo uso da palavra, o Vereador afirmou que continuará sua luta em prol da transparência da casa, e afirmou que o povo não irá se arrepender.
Também fazendo uso da palavra, comprou a briga do PATINA SHOW noticiado pelo Barão de Inohan e CulturarTEEN sobre a proibição da venda de lanches durante os dias de patinação no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, afirmando: então vamos tirar todos os camelôs das ruas, pois estão fazendo venda em espaço público.
Toda a bancada do bem (os vereadores que estão ao lado do povo), fizeram uso da palavra e confirmaram e reafirmaram o compromisso com a verdade e com a apuração dos fatos, informando que o recesso começará dia 20 de dezembro e só retornarão em fevereiro de 2011, porém as duas comissões de investigação, continuarão trabalhando normalmente durante o recesso.
Após o Vereador Paulo Maurício, faz uso da palavra o Vereador Uiltinho, Vereador Aldair de Linda e Vereador Caiu, todos afirmando o compromisso de apurar todas as denúncias recebidas pela casa de leis, junto com o Ministério Público.

Da bancada do PT, o primeiro a fazer uso da palavra, o Vereador Fabiano Horta louvou a Deus e disse que dias melhores virão para aquela casa e pediu que os vereadores refletissem melhor na apuração dos fatos (será que ele também vai mudar e ficar ao lado do povo e da verdade?)
De modo rápido, tímido e muito simples, o Vereador Alberto da Maricaense foi o mais aplaudido, mostrando todo o carisma que este vereador tem com o povo.
O vereador Ronny foi o segundo do bloco do PT a fazer uso da palavra. Foi extramamente evasivo!
Nada acrescentou!
Mas a polêmica estava só por vir. A chapa esquentou quando o Vereador Hélter subiu ao púlpito e gritando disse que estavam mexendo com ele e que ele sabia onde estava a chave da caixa preta, o que fez o Vereador Paulo Maurício também em alta voz, perguntar que caixa preta que o vereador Hélter se referia.


Gritando e bastante colérico, o vereador Hélter disse, apontando para sua língua, que sabia qual era a chave da caixa preta e sabia como abrí-la. Nesse momento a plenária começou a se manifestar pedindo então que o mesmo "abrisse" a caixa preta.
O vereador Paulo Maurício irritado quis saber que caixa preta era essa? Se existia alguma caixa preta na Cãmara e que ele informasse qual seria, pois ele, vereador Paulo Maurício não fazia parte de nenhuma caixa preta nem tinha conhecimento de tal assunto.
Foi então que tropeçando na própria língua, o vereador Hélter, gaguejando, disse que a caixa preta podia ser até da casa dele, o que fez a plenária rir e vaiar o vereador que perdeu ótimo oportunidade de ficar calado.
O último a fazer uso da palavra foi o Vereador Júnior dizendo que não era aquela sessão que ele esperava como a última do ano, mas desejando boas festas a todos, lamentou as demissões feitas nas últimas semanas pelo executivo em retaliação aos vereadores do bloco do bem e disse que em 2011, a Casa iria apurar muito mais denúncias e fatos escusos do governo Washington Siqueira.
O único vereador que não fez uso da palavra, foi Jorge Castor (PMDB), atual líder do governo que parece não estar se sentido muito a vontade no atual posto.

Na foto acima, a equipe de jovens do LEI SECA DE MARICÁ entrevistando o Vereador Paulo Maurício.
Amanhã - quinta feira dia 16, o CMS - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE receberá uma série de denúncias sobre desmandos na saúde do município. A reunião será às 17 horas na Cãmara dos Vereadores e os vereadores do bloco do bem confirmaram presença.