terça-feira, 30 de novembro de 2010

MAIS UMA DENÚNCIA, MAIS UMA SESSÃO, MAIS UMA VOTAÇÃO. E OS TRAIDORES SERÃO OS MESMOS?

Hoje, 01/12/2010 Quarta-feira - as 16 horas

Vamos todos a Câmara de Vereadores de Maricá.

Teremos a votação da aceitação da Denuncia de Infração Politico-Administrativa do Prefeito Quaquá.

Sei que todos nós estamos cansados e não acreditamos em mais nada e em mais ninguem, porém uma guerra só termina quando se entrega o último componente. Eu estarei lá olhando na Cara de cada Vereador e a forma que ele votará.

Ainda faltam ler e votar mais algumas denuncias, vamos acompanhar pelo menos uma eles vão ter que acatar.

Adm. Cesar Augusto M. Filho
Conselheiro da Cidade de Maricá
Presidente do COMCID
Conselho Municipal da Cidade de Maricá

DENÚNCIA AO MP PODE SER ANÔNIMA

Eu, Cesar Augusto, Dei entrada hoje, 30/11/2010 no Ministério Público com uma nova representação contra o Prefeito Quaquá,
Pude conversar na Promotoria de Justiça, falei dos gravíssimos problemas aparentemente existentes em nossa Cidade Maricá.
Falei também que vários outros moradores gostariam de formular representações mas ficam com medo de represália do Quaquá, conforme alguns dos senhores já sabem e as viram de forma caluniosa e difamatória, tentando denegrir todos que cobram dele os deveres de quem se diz prefeito de uma Cidade.

Obtive as seguinte sugestões da Promotoria de Justiça:

As denúncias também podem ser feitas de forma anonima através do site: mp.rj.gov.br

Lá os senhores devem entrar no link OUVIDORIA e preencher o formulário online, não precisa se identificar, o sistema lhe fornecerá um Nº. de representação para que os senhores possam acompanhar o andamento da denuncia, ou ligar para o número 127 que é GRATUITO

Após formular a DENUNCIA, receberá o número para acompanhar a sua representação.

Vamos todos DENUNCIAR:
1) HOSPITAL e Postos de Saúde, sem medicamentos, etc... abandonado;
2) EDUCAÇÂO contratações suspeitíssimas;
3) ABANDONO DAS OBRAS PÚBLICAS e altíssimo custo para o Município;
4) DINHEIRO DOS ROYALTIES do Petroleo, onde foram utilizados??? CADÊ OS COMPROVANTES?
"Ah!! os comprovantes foram protocolados na Câmara junto com a DENUNCIA e um grupo pequeno de Vereadores: Castor; Horta; Bubute mandou arquivar, não querem investigar os prováveis erros do Quaquá.
5) ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE MARICÁ;
6) EXCESSO DE COMISSIONADO NO PODER EXECUTIVO DE MARICÁ, ETC... ETC...

VAMOS TODOS DENUNCIAR PODE SER ANONIMO


Vereadores do PT de Maricá, grande decepção
Falo como eleitor que fui em 2008 do Fabiano Horta, e do PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE MARICÁ - Quaquá - nestes 2 anos a frente da 1º Secretaria da Câmara, o Fabiano se pautou em cumprir apenas com as determinações do seu Partido, acredito que ele saiba que que este é o seu 1º e último mandato. Pois após o dia de ontem levaremos a todos os cantos de Maricá o nome dos VEREADORES QUE NÃO VOTARAM A FAVOR DE INVESTIGAÇÕES NAS CONTAS DA PREFEITURA - PARECE QUE ELES APROVAM AS CONTAS DO QUAQUÁ SEM AS LER.
Agora iremos pedir ao Ministério Público que investigue não só as contas da Prefeitura como também dos Vereadores que se omitem na hora de solicitar uma simples investigação transparente no Poder Executivo Municipal.
Caso seja comprovado improbidade administrativa na máquina pública solicitaremos o devido enquadramento dos prováveis cúmplices que após o dia de ontem 29/11/2010 podemos observar: Exmo. Ver. Fabiano Horta PT; Exmo. Ver.Castor PMDB; Exmo. Ver.Bubute PT e o Exmo. Ver. Ronny PT, que com sua abstenção fica em péssima situação junto a nossa população, pois havia se comprometido em público de votar favoravel a uma investigação, e olha que nem se falou em cassação.
Eles deveriam saber que, as funções do Vereador é: Legislar; Fiscaliza e Punir. Nada disto foi feito até o momento.

O Vereador Helter (PT) faltou por motivo de doença, não podemos julgá-lo, mas fica uma grande dúvida. Como ele votaria????

PARABÉNS AOS VERDADEIROS GUERREIROS E DEFENSORES DA ÉTICA E TRANSPARENCIA EM MARICÁ, QUE SE COLOCARAM AO LADO DE NOSSA POPULAÇÃO E PEDIRAM UMA INVESTIGAÇÃO SÉRIA NA PREFEITURA DE MARICÁ, SÃO ELES:
1) PRESIDENTE DA CÂMARA - Exmo. Vereador LUCIANO RANGEL JUNIOR - PSB;
2) 1º Vice-Presidente da CÂMARA - Exmo. Vereador ALDAIR DE LINDA - PPS;
3) Exmo. Vereador PAULO MAURÍCIO - PDT;
4) Exmo. Vereador UILTINHO VIANA - PSB;
5) Exmo. Vereador CAIU - PSC e
6) Exmo. Vereador ALBERTINHO DA MARICAENSE - PSDB.

OBS.: Nenhum Vereador do PT votou a favor da Investigação, porque será??? Vamos também pedir para o Ministério Público Investigar os Vereadores do PT??

Adm. Cesar Augusto M. Filho
Conselheiro da Cidade de Maricá
Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maricá.

SÓ MESMO FAZENDO UMA ORAÇÃO

Oração Para Cinco Santos!

Por cada buraco em que meu carro cair.
Agradecerei a eles!
Por cada paciente que morrer no Conde Modesto Leal.
Bendirei a eles!
Por cada comércio que fechar as portas em Maricá.
Me lembrarei deles!
Por cada assalto que acontecer nas escuras ruas do município.
Pensarei em todos eles!
Por cada família que se mudar desta cidade.
Estarei pensando neles!
No olhar de cada eleitor decepcionado.
Eu verei eles!
Pela UPA que ainda não está pronta.
Pela esburacada estrada de Itaipuaçu (que a obra parou e o dinheiro sumiu??? )
Rezarei por eles!
Por cada reclamação de moradores que ouvir.
Procurarei, entender eles!
Cada carro novo ou Mansão que eles comprarem !
Procurarei compreender eles!
E se alguém me disser que em Maricá tem corruptos, puxa-sacos, incompetentes e indignos parlamentares!
Pedirei perdão para eles!
Pois, tenho plena certeza que eles não ouvirão os pedidos do povo e sim, do “deus” onipotente deles: “deus” Quáquá!
Esta perversa e cansativa oração, vocês deverão fazer para:
São Bubute, São Helter Ferreira, São Jorge Castor, São Fabiano Horta e o mais “querido” São Rony.

AMÈM!

Assinado : Pecador – Vicente Silva.

MARIQUAQUÁ E CINCO LACAIOS!

Mariquáquá e os Cinco Lacaios! (Vicente Silva)


Acho, que os senhores já leram a história da Branca de Neve e os Sete Anões e se encantaram com aquele lindo sonho! —Mas, a história que eu vou contar, infelizmente nada tem haver com sonho, mas sim com muito pesadelo, pois é sobre uma abandonada e esquecida cidade onde impera a corrupção, o roubo

e onde existe uma “câmara de vereadores” com HOMENS e homens??? – Eu, fico imaginando que alguns seres crescem e pensando que são gente, se arvoram em se candidatar a algum cargo público, talvez não pensando em ser útil a cidade, a história, ou ao seu povo, mas apenas querendo se dar bem, ter algum título e principalmente, ganhar muito dinheiro! – Bem, mas não falem com eles em trabalho, dignidade, ideal, honestidade, pois para os ( que eu chamarei de) “verelacaios”, a linguagem é outra, e tem mais é com bolso, presentes, conforto e boa vida! — Estas verdadeiras “coisas” não se importam com mortes no hospital, crianças sem merendas, sem professores, sem sorrisos e sem futuro! – Não querem também saber de sofrimentos, tristezas ou verdades, pois a eles, somente “o deles”! Acho que o povo de Maricá merece um certo castigo, por vender o voto, por não transferir o título para cá, por se trocar por vantagens e míseros empregos na prefeitura e deixar que apenas meia- dúzia lute por eles! —Ao mesmo tempo, tenho pena de mim e de alguns que ainda sonham,

esperando que um dia esta imunda política tenha verdadeiros HOMENS, idealistas, dignos e corajosos realmente representando o POVO!—E por último espero que o comodista eleitor deste município no mínimo dê uma resposta no voto á estes perfeitos “coisas algumas” que eu apenas bondosamente chamo de LACAIOS !

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

POVO ENGASGA GRITO DE FORA QUAQUÁ. CÂMARA ARQUIVA PROCESSO CONTRA O PREFEITO

Confira no blogsite MARICÁ INFO
http://www.maricainfo.com/2010/11/povo-engasga-grito-de-fora-quaqua.html

NA QUARTA, NO VA SESSÃO. LEVEM A PIPOCA!

Carlakdue Kdue
Subestimaram nossa inteligência. Grandes atores! A nossa arte do circo de beira de estrada está perdendo! Vamos aplaudir, afinal quarta-feira o espetáculo continua, levemos pipoca!

OS MARICAENSES SÃO IDIOTAS?

Vicente Moro
O governo do Quaquá e seus vereadores perderam a chance de provar inocência e de esclarecer os fatos. Talvez porque a verdade não os favoreça . . . talvez porque não tenham como provar inocência . . . agora dizem que vão investigar a eles próprios, numa afronta a inteligência dos munícipes estão achando que somos idiotas!

ISTO SÓ ACABA QUANDO TERMINA!

ISTO SÓ ACABA QUANDO TERMINA!

Temos que nos unir e continuar a lutar, não podemos permitir que o desânimo estimule a omissão e a conivência de nossos legisladores com o executivo. Hoje é uma questão de honra moralizar a sede destes dois poderes, reivindicando aquilo que a lei tem como obrigatoriedade, a sua apresentação com Transparência e Participação Popular no exercício dos nossos direitos constitucionais.

Engolimos diariamente por quase dois anos, maus tratos, vidas que se foram e jamais retornarão, tudo isto por causa de uma gestão incompetente e amadora onde nossos gritos de socorro foram entalados em nossas gargantas, porque fomos publicamente ridicularizados e jamais devemos esquecer estes nomes que nos tornaram uma chacota nacional: ADAILTON PEREIRA DA COSTA FILHO–BUBUTE, PT (NÃO FAVORÁVEL); FABIANO TAQUES HORTA, PT (NÃO FAVORÁVEL); HELTER VIANA FERREIRA DE ALMEIDA, PT (NÃO COMPARECEU); JORGE LUIZ CORDEIRO DA COSTA-CASTOR, PMDB (NÃO FAVORÁVEL); e RONY PEREIRA DE AZEVEDO PT (ABSTEVE-SE).

Todos os cinco nomes impediram prosseguimento da apuração de denúncias contra a atual administração de maneira obscena, aos olhos da população presente e daquelas que de alguma maneira são criticadas em plenário pelos colegas. Pois neste momento quero acreditar que os onze não montaram este circo, e estivesse tudo previamente combinado, ainda que seja uma possibilidade.

Tivemos conquistas, o fato do comprometimento e cumprimento de se democratizar o que acontecia dentro da plenária com a população fora; os jovens que se expuseram e ao vivo transmitiram pela internet e por tantas pessoas que acompanharam esta reunião no local. Precisamos continuar unidos em torno deste objetivo comum, que é a melhoria da qualidade de vida em nossa Cidade e mostrarmos que jamais nos renderemos, expondo a todos que hoje estamos governados por alguém que deixou de nos representar muito cedo, sem lideranças em 23 meses de crises históricas, sem conteúdo moral ou ético visível.

Como fizemos no passado, vamos para as ruas com nossas bandeiras, faixas e muita vontade de mudar! Por uma questão moral não podemos desanimar, lutar por nossa integridade, mostrar que sabemos o que fizeram e como fizeram, desde hoje e sempre estes também não nos representam, e para quem não entender isto, mudaremos o discurso, o contexto, mas sejamos firmes e decididos que não nos governam, e jamais nos governarão.

É nosso dever continuar a vislumbrar uma cidade bela e funcional, é nosso direito lutar por aquilo que acreditamos. Naquele fórum eles votaram entre si, vamos mostrar o que isto significa nos próximos dias, meses e anos. Não nos deixemos ofuscar pelo o que há de pior em nossa sociedade, que são os criminosos de colarinho branco, que em algum momento confiamos nossos votos e nos traem sistematicamente pela ganância. Juntos Somos Fortes, Separados Nada Somos!

Ana Paula de Carvalho, Brasileira, moradora de Maricá e nunca desisto!

Lute por Maricá! Precisamos de você!

domingo, 28 de novembro de 2010

CONVOCAÇÃO PARA SEGUNDA FEIRA DIA 29

Vamos fazer a nossa parte e mostrar que somos inteligentes e não nos deixamos enganar. Lugar de LADRÃO, BANDIDO e QUADRILHEIRO É NA CADEIA !!! E nós como moradores de Maricá e POVO (AQUI O POVO É QUEM GOVERNA) devemos fazer a nossa parte, nos manifestando livremente. Segunda - feira às 15h em frente a Câmara Municipal de Maricá temos um encontro, na verdade um compromisso com a nossa cidadania.

Abraços nos encontramos lá.
Andreia Serique

Sentir Prazer com os Dotes Alheios (Para não ser vulgar)

Sentir Prazer com os Dotes Alheios (Para não ser vulgar)

O projeto de implantação de um concurso para eleger elementos mais bonitos e enfeitados para ocasião do Natal não é novidade além de não considerar adequado pelo motivo religioso de santificado que esta data representa para toda a população, afinal não estamos falando de Copa do Mundo e muito menos de Carnaval datas em que propriamente dito, vale tudo. É obsceno, no entanto a maneira de se ornamentar a cidade repassando os custos para a própria população e conseqüentemente a responsabilidade de êxito, adesão e manutenção. Acredito que para alguns lojistas, que já são bem organizados na cidade valha o empenho e até mesmo premiações, mas não como finalidade de fazer aquilo pela qual a prefeitura é responsável, ou seja; perpetuar uma tradição municipal Natalina. Até porque eles precisarão de estímulo diante o tanto desânimo popular em nossa cidade.

O problema de descontrole urbano e paisagístico que sofremos deste a posse do atual prefeito, ainda que seu antecessor em nada tenha contribuído para melhor a situação, também durante a sua gestão, infelizmente não podemos iluminar edifícios pixados e em mal estado de conservação, assim como as vias urbanas e lixo acumulado que aparentemente será a marca indelével desta prefeitura. Mas um concurso voltado ás ruas e às casas, ficará limitado somente onde exista servidor residente que ainda insiste em querer melhorar, ao se negar a entender que este governo encontra-se falido e sem possibilidade de continuidade. Algumas medidas como: a isenção de IPTU por determinados períodos em função de melhoramento de estabelecimentos comerciais (fachadas e cursos de hotelaria obrigatórios para os donos dos estabelecimentos e seus funcionários entre outros estímulos) e residenciais (calcamento e demais aspectos visual diretos, assim como abolir o uso indiscriminado de propaganda visual aleatória, utilizado ultimamente de maneira ostensiva), seguido de uma fiscalização séria já resolveria metade dos problemas urbanos, como se vê o dinheiro existe é só saber fazer bom uso do mesmo.

Não vou repetir minhas colocações no texto Turismo ou Visita Técnica, já enviado outrora por razões de não me tornar repetitiva, mas sem os serviços básicos não há o que comemorar. E, isto será justamente o que não estimulará a participação popular, sabemos que a máquina pública vem sendo utilizada de maneira improdutiva e com prioridades pessoais e não coletivas. Nossas prioridades hoje são hospitais e limpeza pública urbana (não só coleta de lixo, mas todo lixo espalhado nas ruas) também vale conhecer o texto Considerações sobre limpeza urbana, e dar ênfase ás Praças Orlando de Barros Pimentel e a Praça Conselheiro Macedo Soares, para evitar qualquer constrangimento, sem desculpa futura, só precisam de boa vontade e um pouco de competência.

Nas empresas corre um dito bem real: “Não perca tempo em julgar o trabalho do colega evitando assim que verifiquem que não fez o seu”. e sabemos que invariavelmente "Aquilo que deixamos de fazer será sempre muito mais importante do que tudo aquilo que já fizemos" pois até ao momento toda a justificativa para não ter nada na cidade é que o anterior não fez e perde-se tempo relembrando isto, dando importância ao mesmo, esquecendo de arregaças as mangas e trabalhar, sem olhar para o passado, de olho na necessidade do presente com projeções de sustentabilidade futura, é com este tipo de atitude que se ganham as reeleições. Esta desilusão política não fomentará apoio popular a tal projeto e causará repúdio diante do descaso com estes e nos agredirá na tentativa de ostentação com nossos custos pessoais, não façamos o trabalho deles como até então vem acontecendo ou sofrendo as conseqüências com a falta dos mesmos.

O projeto licito ainda que de cunho duvidoso, afronta todos os cidadãos e apresento aqui meu descrédito na política de gestão atual e é minha opinião que não terá sucesso essa empreitada fora a tendência pré-concebida do repasse de responsabilidade. Anexo a este os textos: TURISMO OU VISITA TÉCNICA?! e CONSIDERAÇÕES SOBRE LIMPEZA URBANA.

Atenciosamente,

Ana Paula de Carvalho (criadora do Movimento Luto por Maricá)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARTA ABERTA A ABES RIO - EMISSÁRIO SUBMARINO DO COMPERJ

Maricá, 19 de novembro de 2010
Autor (a): Ana Paula de Carvalho
Engenheira Civil – Saúde Pública CREA RJ 94-1-03296-6

CARTA ABERTA A ABES RIO


TEMA: EMISSÁRIO SUBMARINO COMPERJ
ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MODERAÇÃO/MEDIAÇÃO ENTRE PETROBRÁS, POPULAÇÃO LOCAL, DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES E CONSELHOS, SOLICITADA PELA AGENDA 21 LOCAL
OBJETO: EVENTO PRÉVIO A AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO, DEBATE, COM ESPAÇO A SUGESTÃO DE MORADORES. REMARCANDO POSTERIORMENTE APRESENTAÇÃO O RESULTADO DESTE ENCONTRO OU FORMATANDO DOCUMENTAÇÃO QUE CONSIGNE TAIS POSICIONAMENTOS.


PREZADO SENHOR PRESIDENTE ABES RIO,
ENG. ERNANI DE SOUZA COSTA;


Encaminho Solicitação para análise e parecer para viabilizar na Cidade de Maricá, no Bairro de Itaipuaçú, local: temos como opções o Rotary Clube de Itaipuaçu ou outro local? No mês de janeiro de 2011, num sábado, em data á vossa escolha para intermediar através da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, seção Rio de Janeiro, e de seus associados, encontro entre moradores da região interessados, Petrobrás, Conselheiros COMPERJ e demais órgãos competentes, para apresentação do Projeto do Emissário Submarino COMPERJ em sua totalidade, operação, controle e monitoramento, e principalmente suas conseqüências para a cidade, orla, fauna e flora marítima. Este encontro deve ser prévio ás audiências públicas, inclusive havendo a formalização e agendamento de tais instrumentos nesta ocasião.
Esta solicitação é conseqüência da angústia e anseio da população mediante as situações que vem acontecendo rotineiramente na região de Maricá/RJ, que nos aparece como usurpação e improbidades, em diversos empreendimentos que somos contra como pelo modo como vêem sendo conduzidos.
Não reconhecemos hoje em nossa Cidade qualquer empreendimento de governo ou de suas autarquias completamente enquadrado nas devidas leis, com o licenciamento ambiental, fidedigno, necessário pelo Órgão Competente, de maneira legítima fazendo cumprir o que a legislação determina. Entretanto para corrigirmos este quadro precisamos acreditar na lisura, imparcialidade, empenho e transparência do Órgão Licenciador fiscalizador e o comprometimento de todos atores envolvidos, assegurando monitoramento legítimo e fiscalização freqüente para o cumprimento das exigências legais de maneira transparente.
Até ao presente momento infelizmente, estamos reféns das descontinuidades de obras, por todos os instrumentos ou realizações parciais das mesmas apesar da apresentação de relatórios de resultados totais. Também somos prejudicados pois em todos os estudos, projetos e demais ações somos tratados de maneira fracionada em 3 distritos e 2 bacias, nos faltando representação e hegemonia necessária ao consenso administrativo gerencial do município, nos fragilizando e dessincronizados quanto aos interesses públicos, abrindo assim mais intempestividade nas relações com agentes de desacreditados em sua postura, por estas razões.
Maricá deve ser trabalhada como uma unidade através de seu complexo lagunar, pois qualquer intervenção e/ou obra demandará conseqüências para todo o sistema hidrológico e principalmente o seu entorno. Exigimos o mais breve possível que a Bacia do Sistema Lagunar de Maricá tenha um organismo, próprio, único e representativo, de bacia para o Gerenciamento de Recursos Hídricos, para coordenar obras, projetos e/ou programas em andamento, ou futuros com a participação de Entidades Governamentais e Não-Governamentais atuando como um único organismo que é este Município.
Necessitamos de um Conselho Gestor para o Sistema Lagunar de Maricá, munido no campo gerencial com profissionais em diversas especialidades competentes, inclusive com participação popular. Este colegiado deve inclusive contemplar em seu conjunto, um posto que atue no gerenciamento costeiro, mediante a especulação de projetos no setor naval.
Anexo a esta solicitação diversos documentos que demonstram o repudio, indignação por moradores conscientes, sentimento de impotência e ansiedade da população sobre o tema, assim como o desconhecimento estrutural do empreendimento em si nos outros casos.
Por esta análise solicito parecer de viabilização para tal encontro ou outro conforme acreditam mais eficiente sobre o tema em questão.

OBS1: IMPORTANTE: O da agenda 21 local deseja evento aberto, com convite extensivo aos moradores, que são os mais angustiados por este projeto. Inclusive existirá a presença de jornalistas locais para disseminação da informação ao restante da população.

OBS2: A presença da prefeitura enquanto participação ativa neste encontro será somente para desacreditar qualquer outra competência envolvida, até mesmo o evento propriamente dito. Isto é, pode dar ciência, até mesmo ser convidada, mas não se deve dar cadeira ou oportunidade de diminuírem a importância do evento ou mesmo o tomarem para si no sentido de desacreditá-lo publicamente em virtude de interesses partidários.



Ana Paula de Carvalho
Brasileira, Engenheira Civil e moradora de Maricá
Identidade 07.665.234-6
CREA RJ 94-1-03296-6

domingo, 21 de novembro de 2010

XII FSTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO FOI UM GRANDE SUCESSO, SEM NENHUM APOIO DA PREFEITURA

Numa noite fantástica, na sede social do Esporte Clube Maricá que estava LOTADA, a música CAMAFEU de Dimas Deptulski da cidade Colatina no Espírito Santo, foi escolhida pelos jurados e pelo grande público a GRANDE CAMPEÃ do XII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO.
Confira as primeiras notícias, as notas e o resultado final acessando
http://festivalnacionaldevozeviolao.blogspot.com/2010/11/camafeu-grande-campea-do-xii-festival.html

terça-feira, 16 de novembro de 2010

OS JOVENS ERAM GUERREIROS

Sempre foi importante participar de algo que transcendia os interesses individuais, antigamente os jovens faziam de tudo para defender o coletivo, muitos até antecipavam a maioridade só para lá estar. O orgulho de servir a pátria superava qualquer obstáculo, até mesmo familiares que tentavam impedir, mas não conseguiam. Os que deixavam de ir por algum motivo, seja por ser o único homem da família, ter alguma forma de problema físico acabavam por ficar e se sentiam inúteis.

Hoje nós pais estamos colaborando para um amadurecimento tardio tanto do emocional quanto nas suas aspirações, falamos que não são capazes, e que só depois de tantos caminhos tortuosos talvez consigam aos 40 anos ser o que fomos aos 20 anos e parece que nós cada vez mais retardamos estas responsabilidades.

Entendo querermos dar o que não tivemos aos nossos filhos, mas não podemos em hipótese alguma deixar de dar o que tivemos! Acredito que crianças e jovens um pouco mais obstinados são aqueles que vão parar nas televisões, ou lideram grupos infanto-juvenis de bandas entre tantas outras atividades que eventualmente surgem para preencher esta habilidade nata e destaque em funções de responsabilidade.

Será que o retardo que estimulamos nada mais é que a necessidade de perpetuar nossa juventude por um maior espaço de tempo enquanto ao mesmo tempo nossos jovens permanecem como crianças?

Sendo assim, se estes não têm maturidade para certas responsabilidades, damos direito a voto por quê? E talvez seja por isto que não lutem, não protestem, pois com certeza os tolhemos e com isso seus sonhos se é que os tem. Sempre haverá outro para ir em seu lugar! Por outro lado não vamos á luta, pois estamos assoberbados de trabalhos, estudos e demais compromissos e não permitimos aos jovens que também se manifestem, no momento que os educamos à margem destas responsabilidades.

Neste momento é que estes poucos, mas muitas vezes medíocres ou adestrados para tal exercício se colocam em lugares que poderiam estar sendo exercido por pessoas jovens e capazes para tais atividades, ou de iniciar seu empenho em questões de política inclusive. Destacando-se pela oportunidade (quando existe o Momento oportuno) e não pelo oportunismo (quando se cria a oportunidade em detrimento de outras) a exercer tais funções, inclusive pela facilidade e visibilidade advinda muitas vezes de seus pais contrapostos a outros que ignoram totalmente ou são alheios tais fatos.

Vemos que por este motivo não existe renovação, e acaba-se por criar uma modalidade de neo-nepostimos, pois em algum momento elegemos pelo forte aparato publicitário descendentes de políticos profissionais sem capacidade que permanecem nos bastidores, e o pior ainda é que na maior parte só aceitaram tais continuidades por que existem facilidades nas suas candidaturas. De outra forma os demais pais superprotegem seus pimpolhos da vil profissão que é a política, temos este estereótipo porque os políticos de forma generalizada ainda que existam exceções, se comportam de forma corrupta e imoral.

Mas também seguindo esse raciocínio jamais no futuro poderemos contar com novas gerações renovadoras da moral política, Não vou contestar que de certo, alguns realmente têm vocação para tal exercício e desde que não se corrompam podem se tornar ícones das novas gerações. É preciso entender que não se pode reeleger pessoas que ou não fizeram o trabalho de casa ou fizeram o básico, assim como não recontratamos um funcionário depois de demiti-lo. Penso que diferentemente da mentalidade de que quem se elege deve assaltar os cofres públicos fazendo negócios escusos e superfaturados levando propinas para o seu espólio de guerra é o compromisso de atender e melhorar a vida do povo a qualquer custo!

Penso que devemos olhar sem medo para a frente e o desconhecido, assim como também acredito que para se governar é necessário haver um plano de governo e não de poder, até quando seremos sistematicamente subtraídos de nossos sonhos em benefício de ladrões costumazes?

Ana Paula de Carvalho, BRasileira, e nunca desisto!